Possibilidades do uso de jogos digitais numa escola do campo do interior do Rio Grande do Sul
Resumo
O presente artigo refere-se a um estudo realizado em uma Escola do Campo, localizada no interior do Rio Grande do Sul, no município de São Gabriel/RS. Tal trabalho foi aplicado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Camilo de Freitas Mércio, com alunos do 1º ao 5º ano, no Laboratório de Informática, onde eles participaram de atividades pedagógicas nos computadores, bem como fizeram o uso de jogos digitais referentes à alfabetização e raciocínio lógico(leitura e escrita). Trata-se de uma análise mais contundente dos fatos, bem como sobre os resultados obtidos ao longo da aplicação do projeto, tendo em vista a precariedade dos equipamentos e acesso à rede de internet, tão essencial no processo educacional. Sendo assim, tal artigo teve por objetivo verificar as possibilidades do uso de jogos digitais numa escola do campo do interior do Rio Grande do Sul. Logo, fazer um levantamento de literatura sobre o uso de jogos digitais nas séries iniciais; elaborar atividades de ensino para séries iniciais com o uso de jogos digitais; verificar as vantagens e desvantagens do uso de jogos digitais com os estudantes dos anos iniciais. A presente pesquisa fez-se necessária em razão de muitos professores, principalmente nos anos iniciais, ainda utilizarem métodos tradicionais como o quadro e o giz, por exemplo, não acompanhando as evoluções no cotidiano, nem tampouco os avanços digitais, tão comuns na vida dos educandos. O desenvolvimento deste trabalho permitiu tecer algumas considerações como: diversificar a práxis pedagógica, proporcionar aulas criativas e motivadoras; resgatar a cooperação e a interação dos educandos. No entanto, torna-se imprescindível que este cenário mude, quer dizer, deve-se buscar o aperfeiçoamento e a conscientização dos professores em acompanhar estas transformações; caso contrário, teremos alunos desmotivados, evadidos e com baixo rendimento escolar.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: