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dc.contributor.advisorCanfield, Marta de Salles
dc.creatorJardim, Rochele Ribeiro
dc.date.accessioned2017-09-05T15:27:29Z
dc.date.available2017-09-05T15:27:29Z
dc.date.issued2015-02-28
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11614
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThe Physical Education requirement is assured in the Law of Guidelines and Bases of National Education - Law no. 9394/96 (BRAZIL, 1996), in Article 26, § 3, noting that the subject, integrated to the Pedagogical School, is a compulsory curricular component of Basic Education and is also confirmed in the National Curriculum Parameters - PCNs (BRAZIL, 1997). Currently, the professional responsible for giving the physical education classes to initial years of elementary school, from 1st to 5th grade, is the classroom teacher of the class, which is graduated in Teaching or Pedagogy, but often not enabled or prepared to teach the Physical Education classes. This study was based on interviews with teachers 1, 3 and 5 years of elementary school, that teach in "unidocentes" classes, in a State School of Alegrete (RS), getting to know your opinion about the lessons Physical Education they develop with their courses, as well as who should be responsible for administering these classes in the Early Years. Believed to be possible to conclude that the respondents consider extremely important class of Physical Education in the Early Years, but their commitments to these classes, fall short. The factors identified as problematic for the development of these classes ranging from the aspect of knowledge, not present in Vocational Training, conditions present physical structure of the school. As the seven teachers of this research, belonging to the same school, have pointed out as an obstacle to the development of physical education classes physical spaces and inadequate teaching materials, consider how the school authority responsibility provide good conditions for the development of all disciplines make up the school curriculum, including physical education also in this case the Department of Education of our state.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação física escolarpor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectUnidocênciapor
dc.subjectSchool physical educationeng
dc.subjectElementary educationeng
dc.titleEducação física infantil: professores unidocentespor
dc.title.alternativePhysical education child: teachers unidocenteseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoA Educação Física escolar tem sua obrigatoriedade garantida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei n. 9394/96 (BRASIL, 1996), no seu artigo 26, § 3, destacando que a disciplina, integrada à Proposta Pedagógica da Escola, é um componente curricular obrigatório da Educação Básica e também é confirmada nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (BRASIL, 1997). Atualmente, o profissional responsabilizado por ministrar aulas de Educação Física nos Anos Inicias do Ensino Fundamental, de 1º ao 5º ano, é o professor regente da turma, sendo este graduado em Magistério ou Pedagogia, mas muitas vezes não habilitado ou preparado para ministrar as aulas de Educação Física. O presente trabalho foi realizado com base em entrevistas feitas com professoras de 1º, 3º e 5º ano do Ensino Fundamental, que ministram aulas em classes “unidocentes”, em uma Escola Estadual de Alegrete (RS), buscando conhecer sua opinião sobre as aulas de Educação Física que desenvolvem com suas turmas, como também quem deve ser responsável por ministrar estas aulas nos Anos Iniciais. Acredita-se ser possível concluir que as entrevistadas consideram extremamente importante a aula de Educação Física nos Anos Iniciais, mas que seus comprometimentos com estas aulas, deixam a desejar. Os fatores apontados como problemáticos para o desenvolvimento destas aulas vão desde o aspecto do conhecimento, não presente na Formação Profissional, às condições atuais de estrutura física da escola. Como as sete professoras desta pesquisa, pertencentes à mesma Escola, terem salientado como entrave para o desenvolvimento das aulas de Educação Física os espaços físicos e os materiais didáticos inadequados, consideramos como responsabilidade da entidade escolar propiciar boas condições para o desenvolvimento de todas as disciplinas que compõem o currículo escolar, inclusive a Educação Física também, neste caso, da Secretaria de Educação de nosso Estado.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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