Percepções dos gestores perante a implantação do ensino politécnico em uma instituição da rede estadual de Palmeira das Missões, RS
Resumo
Este trabalho de pesquisa tem a finalidade de analisar como ocorreu a implantação do Ensino Médio Politécnico em uma escola da rede estadual do município de Palmeira das Missões/RS. Trata-se de um estudo de caso de cunho qualitativo, analisando e interpretando como os gestores da escola, representada nessa pesquisa na figura da coordenação pedagógica e os professores, percebem os limites e as possibilidades na implantação da proposta do ensino politécnico, além do modo como os estudantes o percebem. Para isso, trata-se de apresentar a relação entre educação e trabalho, envolvendo o Ensino Médio Politécnico e suas perspectivas teóricas para a reconfiguração da identidade do Ensino Médio. Como forma de contemplar o objetivo proposto nesta pesquisa, buscou-se referendar autores como Almeida (2013), Moreira (2011), Ferreira (2004), Santos (2013), Saviani (2003), bem como outros autores que abordam a temática desse trabalho. Como resultados, destaca-se que foram diversas as dificuldades enfrentadas pela instituição para a implantação desta modalidade de ensino, principalmente em relação à carga horária dos docentes, estrutura da instituição de ensino e metodologia avaliativa. No entanto, mesmo com tamanhas adversidades, a escola e seus gestores buscam desenvolver um trabalho de qualidade, baseado na gestão democrática, visando a qualidade do ensino público. Tomando como referência os resultados alcançados, depreende-se que o que está em questão, portanto, não é a proposta em si do Ensino Politécnico, mas as condições de sua implantação.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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