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dc.contributor.advisorLudwig, Cristiane
dc.creatorJohan, Chantele Santos
dc.date.accessioned2017-09-11T12:45:34Z
dc.date.available2017-09-11T12:45:34Z
dc.date.issued2015-11-27
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11627
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis research aims to analyze how was the implementation of the Polytechnic School in a state school in the city of Palmeira das Missions / RS. It is a case study of qualitative approach, analyzing and interpreting as school managers, represented in this survey in the figure of coordinating education and teachers, realize the limits and possibilities in implementing the polytechnic proposal, along the way how students perceive. For this, it is to present the relationship between education and work, involving the Polytechnic High School and their theoretical perspectives to the reconfiguration of the identity of high school. In order to contemplate the objective proposed in this study, we sought to endorse authors such as Almeida (2013), Moreira (2011), Ferreira (2004), Santos (2013), Saviani (2003), as well as other authors that address the theme of this work. As a result, it is emphasized that there were lots of the difficulties faced by the institution to implement this type of education, especially in relation to the workload of teachers, educational institution structure and evaluative methodology. However, even with such great adversity, the school and its managers seek to develop quality work, based on democratic management to the quality of public education. By reference to the results obtained, it appears that what is at issue, therefore, is not the proposal itself of Further education, but the conditions of its implementation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino médio politécnicopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectPolytechnic high schooleng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.titlePercepções dos gestores perante a implantação do ensino politécnico em uma instituição da rede estadual de Palmeira das Missões, RSpor
dc.title.alternativePerceptions of managers with the implementation of polytechnic education in an institution of the state of Palm of Missions, RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sarandi RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaD,por
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa tem a finalidade de analisar como ocorreu a implantação do Ensino Médio Politécnico em uma escola da rede estadual do município de Palmeira das Missões/RS. Trata-se de um estudo de caso de cunho qualitativo, analisando e interpretando como os gestores da escola, representada nessa pesquisa na figura da coordenação pedagógica e os professores, percebem os limites e as possibilidades na implantação da proposta do ensino politécnico, além do modo como os estudantes o percebem. Para isso, trata-se de apresentar a relação entre educação e trabalho, envolvendo o Ensino Médio Politécnico e suas perspectivas teóricas para a reconfiguração da identidade do Ensino Médio. Como forma de contemplar o objetivo proposto nesta pesquisa, buscou-se referendar autores como Almeida (2013), Moreira (2011), Ferreira (2004), Santos (2013), Saviani (2003), bem como outros autores que abordam a temática desse trabalho. Como resultados, destaca-se que foram diversas as dificuldades enfrentadas pela instituição para a implantação desta modalidade de ensino, principalmente em relação à carga horária dos docentes, estrutura da instituição de ensino e metodologia avaliativa. No entanto, mesmo com tamanhas adversidades, a escola e seus gestores buscam desenvolver um trabalho de qualidade, baseado na gestão democrática, visando a qualidade do ensino público. Tomando como referência os resultados alcançados, depreende-se que o que está em questão, portanto, não é a proposta em si do Ensino Politécnico, mas as condições de sua implantação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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