dc.contributor.advisor | Ludwig, Cristiane | |
dc.creator | Johan, Chantele Santos | |
dc.date.accessioned | 2017-09-11T12:45:34Z | |
dc.date.available | 2017-09-11T12:45:34Z | |
dc.date.issued | 2015-11-27 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11627 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This research aims to analyze how was the implementation of the Polytechnic School in a state school in the city of Palmeira das Missions / RS. It is a case study of qualitative approach, analyzing and interpreting as school managers, represented in this survey in the figure of coordinating education and teachers, realize the limits and possibilities in implementing the polytechnic proposal, along the way how students perceive. For this, it is to present the relationship between education and work, involving the Polytechnic High School and their theoretical perspectives to the reconfiguration of the identity of high school. In order to contemplate the objective proposed in this study, we sought to endorse authors such as Almeida (2013), Moreira (2011), Ferreira (2004), Santos (2013), Saviani (2003), as well as other authors that address the theme of this work. As a result, it is emphasized that there were lots of the difficulties faced by the institution to implement this type of education, especially in relation to the workload of teachers, educational institution structure and evaluative methodology. However, even with such great adversity, the school and its managers seek to develop quality work, based on democratic management to the quality of public education. By reference to the results obtained, it appears that what is at issue, therefore, is not the proposal itself of Further education, but the conditions of its implementation. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino médio politécnico | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Polytechnic high school | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.title | Percepções dos gestores perante a implantação do ensino politécnico em uma instituição da rede estadual de Palmeira das Missões, RS | por |
dc.title.alternative | Perceptions of managers with the implementation of polytechnic education in an institution of the state of Palm of Missions, RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sarandi RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD, | por |
dc.description.resumo | Este trabalho de pesquisa tem a finalidade de analisar como ocorreu a implantação do Ensino Médio Politécnico em uma escola da rede estadual do município de Palmeira das Missões/RS. Trata-se de um estudo de caso de cunho qualitativo, analisando e interpretando como os gestores da escola, representada nessa pesquisa na figura da coordenação pedagógica e os professores, percebem os limites e as possibilidades na implantação da proposta do ensino politécnico, além do modo como os estudantes o percebem. Para isso, trata-se de apresentar a relação entre educação e trabalho, envolvendo o Ensino Médio Politécnico e suas perspectivas teóricas para a reconfiguração da identidade do Ensino Médio. Como forma de contemplar o objetivo proposto nesta pesquisa, buscou-se referendar autores como Almeida (2013), Moreira (2011), Ferreira (2004), Santos (2013), Saviani (2003), bem como outros autores que abordam a temática desse trabalho. Como resultados, destaca-se que foram diversas as dificuldades enfrentadas pela instituição para a implantação desta modalidade de ensino, principalmente em relação à carga horária dos docentes, estrutura da instituição de ensino e metodologia avaliativa. No entanto, mesmo com tamanhas adversidades, a escola e seus gestores buscam desenvolver um trabalho de qualidade, baseado na gestão democrática, visando a qualidade do ensino público. Tomando como referência os resultados alcançados, depreende-se que o que está em questão, portanto, não é a proposta em si do Ensino Politécnico, mas as condições de sua implantação. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |