A construção dos pareceres descritivos como prática avaliativa
Abstract
Este estudo teve como problema central compreender como os professores dos anos
iniciais do ensino fundamental de uma escola do sistema particular de ensino do
município de Santa Maria preparam-se para avaliar seus alunos através de pareceres
descritivos, bem como evidenciar quais as principais dificuldades e preocupações desses educadores em relação ao processo avaliativo. Foi possível constatar que nessa instituição há uma grande preocupação com a questão de avaliação tanto da parte da equipe diretiva quanto da comunidade escolar. Nesta perspectiva a formação continuada dos professores é o foco de atenção da gestão escolar. Participamos de algumas reuniões pedagógicas o que nos permitiu observar que o momento avaliativo como a construção dos pareceres descritivos, gera muitas incertezas para todos, mesmo havendo um trabalho conjunto de professores, coordenador pedagógico e supervisores. Nesse sentido, foi possível observar que através dessa prática havia um engajamento pedagógico que motivava os educadores e, conseqüentemente, os alunos que se sentiam valorizados pela dedicação dos seus professores que buscavam melhores condições para o desenvolvimento cognitivo e afetivo dos mesmos. Assim, o acompanhamento, a organização e o direcionamento de estudos vivenciados, o replanejamento, a elaboração e desenvolvimento de projetos coletivos colaboraram para o aprimoramento do processo avaliativo como também de todas relações escolares.
Collections
- Gestão Educacional [292]