Desafios para uma gestão escolar diferenciada na terra indígena Guarita, RS
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Data
2014-11-28Autor
Palazuelos, Alexandra Carvalho Pereira de
Metadata
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Tendo em vista o direito dos povos indígenas a uma Educação diferenciada e intrínseca de
acordo com a sua cultura, esta pesquisa propõe investigar como a política de funcionamento
para as escolas Indígenas da Terra Indígena Guarita, RS, tem ocorrido na práxis (ainda mais,
sabendo que muitas vezes os indígenas não conhecem seus próprios direitos). Ou seja, o que
ocorre de fato na práxis nas escolas da T.I. Guarita é uma educação escolar indígena - escola
formal em área indígena - aquela que é imposta pela sociedade não-indígena a estes povos,
ou, contrariamente, se predomina uma educação indígena escolar - escola indígena
diferenciada - que respeita a cultura, tradições e as especificidades de cada povo? Assim, este
trabalho tem como objetivo identificar, através de uma análise crítica, a realidade das escolas
indígenas na Terra Indígena Guarita quanto à gestão escolar em relação ao grau de
reconhecimento e aplicabilidade do direito constitucional dos povos Kaingang e Guarani
Mbya de exercer seus próprios processos pedagógicos com liberdade na conformação de seus
estabelecimentos de ensino. Para tanto, foi utilizada uma pesquisa qualitativa, através de uma
Análise de Conteúdo, dentro do Estudo de Caso, com instrumentos de coleta de dados:
observacional e comparativo (entre escolas indígenas). Aspirando que os resultados dessa
investigação sirvam como informações que as comunidades escolares indígenas pesquisadas e
outras possam utilizar. E assim contribuir para as suas reflexões e adequações às políticas em
favor de uma educação diferenciada, a que têm o direito.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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