Percepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a prática de educação física com as crianças
Resumo
Este estudo está inserido no Programa de Pós-Graduação à Distância, do
Centro de Educação Física e Desportos, da Universidade Federal de Santa Maria e
teve como objetivo analisar qual a percepção, de professores dos Anos Iniciais do
Ensino Fundamental, a respeito da prática de Educação Física com as crianças.
Esta pesquisa justifica-se pela importância de a Educação Física privilegiar a
formação do aluno como um todo no processo de ensino-aprendizagem em âmbito
escolar. Os caminhos metodológicos que foram adotados seguiram os pressupostos
da abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. O campo de estudo foi a Escola
Estadual de Ensino Fundamental Marieta D‟Ambrósio, da cidade de Santa Maria,
com as informações coletadas através de um questionário semi-estruturado feito
com professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da referida escola. Para
interpretar as informações coletadas utilizou-se a análise de conteúdo. Concluímos
que os cursos de Licenciatura estão caracterizados por elementos que influenciam
ou não na qualidade das ações dos futuros professores, e que, para as professoras,
participantes deste estudo, os conhecimentos a respeito da área de Educação
Física, no curso de formação inicial, foram obtidos, principalmente através da
disciplina de Didática da Educação Física. A respeito da formação continuada, as
professoras se preocupam com isto e estão indo em busca desta educação
permanente a fim de obterem e/ou atualizarem os conhecimentos/saberes da área
da Educação Física, pois, evidenciam a importância da prática de Educação Física,
já que a realizam com os alunos. Ainda, durante a realização das atividades,
relacionadas à Educação Física, as professoras sentem necessidade de
modificações e improvisações, e, realizam reflexões, posteriormente à estas
atividades. Enfim, as professoras percebem uma relação das atividades de
Educação Física, com o desempenho do aluno no processo de ensino e
aprendizagem nas outras áreas de conhecimento.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: