Administração versus gestão escolar: o intercruzamento conceitual
Abstract
Este trabalho trata dos aspectos referentes a administração e gestão escolar e seus eventuais intercruzamentos conceituais no cotidiano de funcionamento da escola que engloba relações humanas, pedagógicas e financeiras. A pesquisa teve por objetivo identificar a concepção de gestão no âmbito de uma escola pública Estadual, na cidade de Ibirubá – RS, considerando a relação teórica e prática entre gestão escolar e administração. O modelo de pesquisa utilizado foi à pesquisa metodológica qualitativa descritiva, a qual caracterizou-se como um estudo de caso. Para a coleta de dados foram realizados questionários abertos acerca do que os entrevistados entendiam sobre os conceitos de Gestão Escolar, Gestão Educacional e Gestão Democrática; os conceitos e as diferenças entre Gestão Escolar e Administração; quem são os gestores escolares e as ações e/ou estratégias que eles precisam ter no âmbito da escola, sendo os resultados analisados e divulgados nesta monografia de especialização. Para embasar esse estudo foram utilizados como referencial teórico Paulo Freire (1996); Moacir Gadotti (1992); Heloisa Lück (2002); Libâneo (2007) entre outros que versam sobre a temática. Evidenciou-se que para desenvolver o trabalho de organização escolar é necessário promover uma gestão democrática no espaço escolar nas dimensões administrativa, financeira e pedagógica, discutir e analisar os desafios, as possibilidades e os limites das experiências de gestão com a comunidade escolar e, sobretudo, identificar os princípios norteadores de uma gestão democrática e participativa. Pois, entender as mudanças que a gestão democrática acarretou para a gestão escolar, é fundamental a compreensão dos conceitos que associam a esse processo.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: