Navegação TCC Educação Especial - Licenciatura - Diurno por licença "Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 30
-
O papel do círculo familiar e os riscos da infantilização de filho com Síndrome de Down
(2023-01-30)O trato da família perante o filho com Síndrome de Down é fator decisivo para seu o desenvolvimento. Quando esse indivíduo é visto como alguém incapaz e não lhe é dada a oportunidade de desenvolver suas habilidades, se ... -
Trabalho e ensino colaborativo nas escolas brasileiras: um mapeamento por meio de uma revisão sistemática
(2022-08-19)A literatura especializada no assunto considera que o trabalho e ensino colaborativo poderão contribuir de formas diversas no processo de aprendizagem dos alunos que apresentam algum tipo de deficiência e/ou necessidades ... -
A educação musical na Educação Especial: contribuições ao sujeito com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
(2023-02-06)No campo da educação especial, novas abordagens pedagógicas são cada vez mais estudadas e aplicadas a fim de ampliar o aprendizado e o bem-estar de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Neste contexto, uma das ... -
O uso do computador como ferramenta de ensino para alunos(as) com deficiência Intelectual não alfabetizados
(2023-12-15)O presente trabalho tem como objetivo investigar o uso do computador como ferramenta de ensino para alunos com deficiência intelectual não alfabetizados. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica utilizando referências teóricas ... -
Problematizações sobre o aluno da escola inclusiva e o olhar clínico que inventa a criança anormal
(2022-02-11)O presente artigo monográfico tem como objetivo problematizar como o aluno da escola foi sendo produzido socialmente, através do olhar clínico que inventou a criança anormal. Traçado por questionamentos que foram sendo ... -
Alunos com dificuldades de aprendizagem e o desenvolvimento das inteligências múltiplas
(2022-02-17)Este trabalho apresenta um estudo sobre o desenvolvimento das inteligências múltiplas em alunos com dificuldades de aprendizagem e teve como objetivo identificar e compreender como ocorre o desenvolvimento das inteligências ... -
Educação Especial e Educação Infantil: um diálogo necessário no ofício de educar crianças pequenas
(2023-01-30)Este Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, tem como tema principal “educação especial e educação infantil, um diálogo necessário no ofício de educar crianças pequenas” e, como seu objetivo principal, investigar como se dão ... -
Desenho universal para a aprendizagem e a implementação nas escolas brasileiras: um estudo sobre a produção científica
(2023-02-03)O presente artigo refere-se a um trabalho de conclusão para o Curso de Educação Especial, licenciatura, da UFSM. O estudo teve o objetivo de investigar como o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) está sendo implementado ... -
O desenvolvimento socioemocional de adultos com altas habilidades/superdotação: percepções e implicações no ambiente familiar
(2022-08-19)A temática das Altas Habilidades/Superdotação envolve muitos mitos quando se refere aos aspectos do desenvolvimento socioemocional de pessoas com estas características. Desse modo, este estudo tem por objetivo analisar as ... -
Reflexões sobre a constituição da docência na escola contemporânea
(2023-02-03)O presente estudo objetiva realizar reflexões sobre a constituição da docência, mais especificamente considerando a configuração da escola contemporânea. Nesse âmbito, buscou-se fazer reflexões sobre a constituição da ... -
Estimulação essencial e a inclusão de crianças com deficiência em uma instituição de educação infantil.
(2022-08-19)A Estimulação Essencial é um dos campos de estudo e atuação da Educação Especial e este se constitui em um dos temas do presente trabalho de conclusão de curso que tem como objetivo, junto com as professoras da Unidade de ... -
Inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil: o brincar como prática pedagógica.
(2023-12-13)O presente trabalho visa analisar alguns trabalhos científicos sobre as temáticas do autismo e do brincar na Educação Infantil. Busca-se apresentar a interface desses temas no sentido de apreender uma relação que poderia ... -
Avaliação das necessidades de apoio de crianças e adolescentes com deficiência intelectual no município de Santo Ângelo/RS
(2023-02-14)Este estudo é parte de um conjunto de pesquisas desenvolvidas no Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial e Deficiência Intelectual (GEPEEDI), utilizando a abordagem metodológica quanti-qualitativa, realizada através ... -
Formação continuada e a qualificação pedagógica no atendimento aos estudantes com dislexia: análise de uma ação extensionista
(2023-12-18)A partir de uma experiência com o projeto de extensão “Dislexia: formação docente na perspectiva da educação inclusiva” desenvolvido no ano de 2023 em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Santa Maria (RS), ... -
Terminologias utilizadas sobre alunos com altas habilidades/superdotação associadas a outra condição
(2023-01-31)O presente trabalho teve como objetivo analisar estudos científicos que abordem sobre alunos com altas habilidades/superdotação associada a uma deficiência ou transtorno, procurando compreender as terminologias utilizadas. ... -
O que mudou na produção na produção acadêmica acerca da pessoa com deficiência após a lei brasileira de inclusão?
(2022-08-17)Toda mudança na legislação relacionada as pessoas com deficiência, subentende-se que provém de uma longa caminhada em busca da equidade social entre as minorias. Isto posto buscou-se por meio desta pesquisa analisar o que ... -
“Não serei professora” - Um estudo imaginário sobre a docência na formação inicial de professores na educação especial
(2023-02-03)O que você quer ser quando crescer? E o que você não quer ser quando crescer? Perguntas realizadas inúmeras vezes, principalmente às crianças. Entretanto, essas indagações, não ficaram apenas no passado, elas me acompanharam ... -
Linguagem na primeira infância: visão antes e durante a formação acadêmica
(2023-02-07)Este trabalho busca compreender minha trajetória acadêmica a partir do estudo de diferentes formas de comunicação nos primeiros anos de vida e como posso contribuir para esse desenvolvimento, trazendo informações a respeito ... -
O impacto do diagnóstico de TDAH no processo de escolarização dos estudantes dos Anos Iniciais: uma revisão sistemática.
(2023-01-27)O objetivo deste trabalho é encontrar produções científicas que respondam à indagação: “Qual é o Impacto do Diagnóstico de TDAH no Processo de Escolarização dos Estudantes dos Anos Iniciais?”. Para tanto, em forma de uma ... -
A educação de jovens e adultos e a inclusão de alunos com deficiência intelectual
(2023-02-10)A presente pesquisa é resultado de um trabalho de conclusão de curso em Educação Especial Diurno, vinculado ao Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Tem como objetivo geral realizar uma pesquisa ...