A gestão educacional democrática no planejamento da escola
Resumen
O planejamento é um processo complexo que visa à organização das atividades e ações, sistematizando-as de forma a alcançar determinados objetivos, que devem ser estipulados e articulados conforme o contexto social e político. Desta maneira, o presente trabalho apresenta um estudo acerca do papel dos gestores na elaboração e desenvolvimento do planejamento educacional de uma escola municipal de ensino fundamental de Três Passos, com o objetivo de investigar como os princípios advindos da gestão educacional podem colaborar e ser contemplados nesse processo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, priorizando nesta investigação o estudo de caso, onde se fez uso do questionário com perguntas abertas, buscando a compreensão de como se dão os aspectos na realidade e no contexto escolar. Como resultados, verificou-se que, para termos uma gestão que favoreça o processo de planejamento, é necessária uma organização escolar que siga os ideais da gestão participativa e democrática. Ou seja, cada escola, juntamente com seus gestores pedagógicos, equipe diretiva, funcionários e comunidade escolar, devem ter autonomia para escolher e definir as melhores práticas. Essas práticas precisam ser adequadas à realidade da escola, considerando as diferenças individuais, as fases de desenvolvimento e a bagagem histórico cultural de cada aluno.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
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