Pacto nacional de alfabetização na idade certa (PNAIC) - caminhos para uma escola alfabetizadora: a importância da gestão escolar nesse processo
Visualizar/ Abrir
Data
2014-11-29Autor
León, Silvana Corrêa Vieira de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho de pesquisa tem como principal objetivo apresentar os resultados da pesquisa realizada como trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional. O tema proposto nesta investigação foi a formação proposta pelo MEC - Ministério da Educação - com o PNAIC – Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa e o papel do coordenador pedagógico para dar continuidade a essa proposta de melhoria na qualidade no ensino da educação básica, com foco na alfabetização, dentro da escola. O objetivo do PNAIC é realizar cursos de formação para os professores que lecionam em classes que correspondem aos três primeiros anos, do chamado Bloco Pedagógico, ou seja, os três primeiros anos do Ensino Fundamental. A pesquisa teve como principal objetivo apresentar, de forma geral, a proposta da formação do PNAIC e relacionar essas metas a importância do trabalho do coordenador pedagógico e de toda a equipe gestora dentro das escolas. Foram realizadas entrevistas com três professoras que participam da formação do PNAIC na cidade de São Leopoldo/RS, a coordenadora pedagógica que trabalha com as professoras dos anos iniciais, o diretor da escola em que foi realizada a pesquisa e a orientadora que acompanha uma turma de trinta professoras. Todos participantes da pesquisa atuam na mesma escola – da rede municipal de São Leopoldo-RS – pois, dessa forma, foi possível perceber quais os impactos da formação do PNAIC em relação às metas a serem atingidas pela proposta do Pacto e de que forma a Gestão Escolar auxilia nesse processo de transformação e dá continuidade para uma mudança de postura e práticas pedagógicas em sala de aula.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [963]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: