Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLudwig, Cristiane
dc.creatorFauri, Marielza Elizeti Teipel
dc.date.accessioned2017-09-28T13:21:59Z
dc.date.available2017-09-28T13:21:59Z
dc.date.issued2014-11-29
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11774
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractLa presente pesquisa discute sobre la gestión escolar, que está caracterizada por el carácter democrático, posibilitando la participación de toda la comunidad escolar – profesores, alumnos, padres, empleados de la escuela, equipo de gestión y pedagógico – em los procesos escolares, sea pedagógico, administrativo o financiero. Dando partida de la problemática: ¿en qué sentido la relaciones interpersonales condicionan o hacen lazo con las relaciones establecidas entre el director y la comunidad escolar?, la pesquisa objetiva investigar las relaciones interpersonales que hay en la parcela de la gestión escolar bajo el punto de vista del diretor. Para dar base al estudio se buscó la lectura de autores como Chiavenato (2004), Fortuna (2010), Lück (2008) y otros autores que tienen enfoque sobre el asunto. Para alcanzar los objetivos de esto trabajo, se utilizó como procedimiento metodológico un enfoque qualitativo, com procedimientos que envuelven la pesquisa bibliográfica asociada a una investigación de campo en una escuela pública estadual del município de Três Passos, RS. Fue aplicado a la directora un cuestionário cuyas respuestas fueron descriptivas. Partiendo de la análisis de los datos y de los resultados se puede evidenciar que el gerente de la escuela actuando en la función de director, corresponde a la capacidad de conducir y compartir la conducción de la escuela, lo que significa se desafiar frente a las cuestiones de relaciones interpersonales y comunicación, para alentar a todos en su envolvimiento por más calidad en el enseño/aprendizaje. También fue posible investigar las relaciones interpersonales que hay en la gestión escolar bajo el punto de vista del director, dándose cuenta que esos lazos se desenvuelven a través de la identificación que une el director a su equipo de profesores. Esos lazos de identificación ocurren por la referencia del director como líder, como autoridad. Pero también, por la cuestión de igualdad, una vez que es professor como los demás.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestor escolarpor
dc.subjectRelações interpessoaispor
dc.subjectConflitospor
dc.subjectSoluçõespor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectGestión escolarspa
dc.subjectRelaciones interpersonalesspa
dc.subjectConflictosspa
dc.subjectSolucionesspa
dc.subjectGestión democráticaspa
dc.titleAs relações interpessoais no contexto escolar e a atuação da gestão: um estudo de casopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa discute sobre a gestão escolar, a qual se caracteriza pelo caráter democrático, possibilitando a participação de toda a comunidade escolar – professores, alunos, pais, funcionários, equipe diretiva e pedagógica - nos processos escolares, seja pedagógico, administrativo ou financeiro. Partindo da problemática: em que sentido as relações interpessoais condicionam ou ligam as relações estabelecidas entre o diretor e a comunidade escolar?, a pesquisa objetiva investigar as relações interpessoais tecidas na trama da gestão escolar sob o ponto de vista do diretor. Para embasar o estudo buscou-se a leitura de autores como Chiavenato (2004), Fortuna (2010), Lück (2008) e outros autores que abordam sobre o assunto. Para o alcance dos objetivos desse trabalho, utilizou-se como procedimento metodológico uma abordagem qualitativa, com procedimentos que envolvem a pesquisa bibliográfica associada a uma pesquisa de campo numa escola pública estadual do município de Três Passos, RS. Foi aplicado à diretora um questionário cujas respostas foram descritivas. A partir da análise dos dados e dos resultados pode-se evidenciar que o gestor escolar atuando no cargo de diretor, corresponde à capacidade de liderar e compartir liderança, o que significa se desafiar frente a questões de relações interpessoais e comunicação, para encorajar a todos em seu envolvimento por mais qualidade no ensino/aprendizagem. Também foi possível investigar as relações interpessoais tecidas na trama da gestão escolar sob o ponto de vista do diretor, constatando que esses elos são tecidos através dos laços de identificação que une o diretor ao grupo de professores. Esses laços de identificação se dão pela referência do diretor como líder, como autoridade. Mas também, pela questão da igualdade, uma vez que é professor como os demais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto