Entendimentos de professoras unidocentes sobre o tema saúde no contexto escolar: um estudo de caso nos anos iniciais de uma escola estadual
Resumen
A temática em estudo emergiu a partir do entendimento de que a saúde é considerada um termo polissêmico, a qual possui diversos significados, o que acaba acarretando distintas abordagens para o seu ensino. Assim sendo, a preocupação aqui se fez para esse ensino desde aos anos iniciais da escolarização formal, principalmente, direcionando uma atenção maior a esse agente considerado responsável para trabalhar a temática saúde nos Anos Inicias do Ensino Fundamental: o professor unidocente. Com isso, procurou-se conduzir esta pesquisa por um viés educacional da temática, reconhecendo a abordagem da Saúde Renovada e as três dimensões do conteúdo como uma estratégia didática-pedagógica para se trabalhar o tema Saúde no contexto escolar. Desse modo, por meio de uma investigação descritiva qualitativa e de caso exploratório, pretendeu-se compreender o posicionamento de cinco professoras unidocentes dos Anos Iniciais em uma escola estadual de um município gaúcho sobre o tema Saúde. Para a realização deste estudo, como instrumentos de coleta de dados, utilizaram-se questionários com perguntas abertas; como procedimentos, a análise documental e a organização de dados. Os resultados encontrados sinalizam, em grande parte, que pouco se faz para desvincular a transmissão de informações, que permeiam a abordagem conceitual de saúde, pois o que se percebe é que cada professora acaba trabalhando o tema saúde da maneira que a bem entende, sendo abordada predominantemente na disciplina de Ciências. Em relação à formação unidocente, pelos relatos, percebeu-se que, durante a formação inicial, a temática saúde foi melhor abordada durante o Magistério – Curso Normal do que no Ensino Superior – Pedagogia; para a formação continuada, enunciou-se que o tema saúde vem sendo discutido e abordado de alguma forma com mais evidência, sendo mais enfática por meio de Programas na escola, como o Programa Saúde na Escola (PSE). Já a partir das análises dos planos de estudos e planejamentos de ensino nos Anos Iniciais, evidenciou-se o uso do livro didático, sendo que o aspecto biológico continua a ter um enfoque predominante e basicamente conteudista, da mesma maneira que, pelo trabalho dos conteúdos que envolvem a saúde, pode-se perceber um distanciamento entre a teoria e a prática. Apesar disso, foi possível identificar a existência de conteúdos relacionados à Saúde nos Anos Iniciais no discurso das professoras investigadas, mesmo que a maioria delas trabalha essa temática de forma ampla e abrangente. Em vista disso, vê-se a necessidade de que, ao ensinar conteúdos relacionados à saúde, os professores possam fazer uso de uma proposta pedagógica que seja (re)estruturada no sentido de explorar, ainda mais, de forma diversificada as três dimensões do conteúdo (conceitual, procedimental e atitudinal). Também, podendo pensar em formas de organizar os conteúdos da área com mais clareza e detalhada, bem como que procedimentos didáticos possibilitem aprendizagens, nas diferentes dimensões, diferenciados daqueles tradicionalmente vistos.
Colecciones
- Educação Física Escolar [200]
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