O papel do aluno-repórter na construção do conhecimento e no exercício da cidadania na escola do campo
Resumo
A consolidação de espaços de comunicação alternativa permite que povos historicamente excluídos das grandes mídias passem a ter voz e a assumir o papel de produtores e disseminadores de informação por meio de veículos próprios de comunicação. Por outro lado, percebe-se um esforço para que a educação, em seus caráteres formal e não formal, ofereça oportunidades libertadoras de construção de conhecimento e posicionamento democrático diante de questões que interessem ao coletivo. É neste contexto que surgiu em uma escola do campo, no interior de Santa Rosa (RS), uma Cooperativa Rural de Alunos-Repórteres, cujos associados têm a missão de divulgar as potencialidades, reivindicações e políticas públicas voltadas ao meio rural. Em um processo democrático jovens estudantes, em sua maioria filhos de agricultores familiares, aproveitam tecnologias da informação e da comunicação para produzir conteúdos em jornal e blog próprios. A proposta central do presente estudo é, diante disso, compreender de que forma, ao assumir o papel de aluno-repórter, o jovem pode contribuir com a construção coletiva do conhecimento e o exercício da cidadania no meio rural, em uma perspectiva de ação comunitária e democrática. A Cooperativa, enquanto organização social, é resultado de um processo de educomunicação, que contemplou oficinas de comunicação e de cooperativismo. Com a autonomia oferecida aos alunos-repórteres valorizou-se a diversidade de saberes que estão à disposição do coletivo, uma vez que os educandos recebem a oportunidade de não apenas consumir informação, mas também produzir, construir, debater e divulgar de acordo com as necessidades, anseios e interesses de suas comunidades.
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