Avaliação postural de escolares: um estudo longitudinal
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Data
2015-07-10Autor
Nichele, Lidiane de Fátima Ilha
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Introdução: A infância e a adolescência são períodos importantes de desenvolvimento em que a postura sofre alterações para sustentar as novas proporções corporais. Objetivo: Caracterizar o perfil longitudinal da postura corporal de crianças e adolescentes. Método: Foram avaliadas quanto ao peso, a estatura e a postura corporal crianças e adolescentes de ambos os sexos, com idades entre seis e 12 anos, frequentadores de uma Instituição Filantrópica,durante os anos de 2012 a 2015. A avaliação postural foi realizada por meio da biofotogrametria de acordo com o protocolo do Software (SAPo v 0.68). A normalidade das variáveis foi verificada pelo teste Shapiro Wilks. Foi utilizado o teste de Friedmann para a comparação das variáveis nas três avaliações. Resultados: Dos 100 escolares avaliados apenas 34 realizaram 3 avaliações, caracterizando a amostra deste estudo. A maioria dos indivíduos apresentou-se em eutrofia durante as três avaliações. Na avaliação da postura corporal observou-se diferenças significativas decrescentes para as variáveis ângulo frontal do membro inferior, ângulo Q, assimetria no plano frontal, alinhamento horizontal da pelve e ângulo de perna/retropé e crescente apenas o ângulo do tornozelo.Conclusão A postura das crianças e dos adolescentes sofreu modificações com o crescimento. Houve dificuldade para justificar os achados na avaliação da postura corporal devido a falta de valores de referência de alguns pontos analisados e, também, a escassez de estudos que acompanhem longitudinalmente as modificações da postura.
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