A gestão democrática da escola pública municipal de Camargo
Resumo
O presente artigo busca trazer algumas reflexões a cerca da gestão pública democrática a luz
das garantias formais decorrentes da redemocratização do estado e das lutas da sociedade civil
organizada, bem como, compreender o processo histórico de gestão escolar da educação no
Brasil, fazendo alguns questionamentos e algumas observações através de uma abordagem
qualitativa sobre a gestão democrática nas escolas públicas no Município de Camargo,
enfatizando o papel do gestor público no processo de construção de uma escola pública
democrática e de qualidade. Compreender que o processo de construção do conhecimento e a
formação da cidadania dos seus sujeitos, enquanto agentes capazes de impulsionar as
transformações desejadas requerem da escola a construção e a consolidação de instrumentos
democráticos de gestão escolar, enquanto ferramentas de oxigenação das relações que se
estabelecem entre escola e a comunidade, capazes de aproximar a teoria da prática no
processo de democratização e do cumprimento da função social da escola, com a clareza de
que estes instrumentos por si só não garantem a gestão democrática, devendo-se valorizar
outros espaços de participação já consolidados, considerando a realidade na qual a escola está
inserida.
Coleções
- Gestão Pública - EaD [341]
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