Itens para a visualização no momento 174-193 of 313

    • Literatura e artes visuais no contexto greco-latino e na modernidade 

      Tavares, Enéias Farias (2013)
      A disciplina de Literatura e Artes Visuais no Contexto Greco-Latino e na Modernidade Literatura, tem o objetivo de refletir sobre a relação entre literatura e artes visuais no cenário greco-latino e na modernidade, estudando ...
    • Literatura greco-latina 

      Oliveira, Raquel Trentin (2013)
      A disciplina de Literatura Grego-Latina estuda textos fundamentais que estão na base da formação do cânone literário ocidental: a epopeia e a tragédia da antiguidade grega e latina. Estudaremos textos épicos e dramáticos ...
    • Literatura infantil 

      Celidonio, Eni de Paiva (2009)
      A disciplina de Literatura Infantil tem o objetivo de fornecer ao aluno subsídios, a fim de que os textos dirigidos ao público infantil sejam utilizados em sala de aula, considerando suas potencialidades pedagógicas, ...
    • Literatura Infantojuvenil 

      ALÓS, Anselmo Peres; CARGNELUTTI, Camila Marchesan (2021)
      A literatura infantil (e a infantojuvenil) é, para futuros professores e professoras (sejam do curso de Letras, sejam do curso de Pedagogia), um vasto, inesgotável e importante campo de estudos e fonte de material para o ...
    • Literatura rio-grandense 

      Reginatto, Andrea (2011)
      A disciplina Literatura Sul-rio-grandense tem como objetivos estudar a produção literária desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde suas origens até os dias atuais. Desse modo, buscamos por meio de estudos teóricos e de ...
    • Língua brasileira de sinais - libras 

      Hautrive, Giovana Medianeira Fracari (2019)
      Este caderno didático foi produzido para ser utilizado na disciplina de Língua Brasileira de Sinais - Libras do curso de Licenciatura em Computação, ofertado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus de ...
    • Língua portuguesa 

      Preuss, Lisandra Jorgensen (2017)
      Este material está impregnado do processo de tecer ideias a partir do ato da leitura e da compreensão de tais ideias. A estrutura foi organizada de maneira a proporcionar aos alunos uma dialogicidade com as mensagens ...
    • Língua portuguesa e educação I 

      Petri, Verli da Silveira (2009)
      A disciplina de Língua Portuguesa e Educação, como o nome já diz, deve privilegiar textos e atividades que contribuam com o aperfeiçoamento da comunicação em língua portuguesa, bem como deve aprofundar nossas reflexões ...
    • Língua, cultura e identidade 

      Lunardi, Márcia Lise; Kraemer, Graciele Marjana (2005)
      A disciplina de Língua, Cultura e Identidade vem abordar a relação entre as dinâmicas sociais a partir das representações mediadas pela língua acerca da cultura e da identidade dos sujeitos. Na primeira unidade, são ...
    • Lógica Matemática 

      Bertolini, Cristiano; Cunha, Guilherme Bernardino da; Fortes, Patricia Rodrigues (2017)
      A lógica matemática é de fundamental importância para as linguagens de programação necessárias para a construção de programas de computador (softwares). É com base na lógica matemática que as linguagens de computador são ...
    • O Lúdico na Educação do Campo 

      David, Cesar de; Trindade, Rogerio Vanderlei de Lima (2021)
      A disciplina O Lúdico na Educação do Campo foi elaborada a partir de dois eixos fundamentais. O primeiro inclui a possibilidade de apresentar, analisar, discutir e problematizar alguns conceitos que permitam ampliar relações ...
    • Manejo biodinâmico do solo 

      Antoniolli, Zaida Inês (2009)
      Na disciplina de Manejo Biodinâmico do Solo, é preciso recapitular sobre os conceitos e funções que o solo exerce na natureza e nos sistemas de produção. No transcurso desta disciplina, apresenta-se o que é um solo ...
    • Manejo e conservação do solo 

      Ceretta, Carlos Alberto; Aita, Celso (2010)
      A disciplina de Manejo e Conservação do Solo é composta por 5 Unidades, sendo que na Unidade 1, os objetivos são conceituar a degradação do solo; verificar a importância da degradação do solo em sistemas agropecuários; ...
    • Manual do estágio 

      Cabral, Sara Regina Scotta (2010)
      O Estágio Supervisionado nos cursos de formação dos professores foi concebido pela legislação como um componente curricular cuja essência é a atividade prática em ambientes educacionais. O estágio constitui o momento em ...
    • Manual do estágio curricular supervisionado no ensino médio I 

      Cabral, Sara Regina Scotta (2011)
      O Projeto Pedagógico do Curso de Graduação a Distância, Licenciatura Plena, em Letras - Português e Literaturas prevê que o Estágio Supervisionado no Ensino Médio I seja realizado no sétimo semestre e tenha a duração de ...
    • Manual do estágio II 

      Cabral, Sara Regina Scotta (2010)
      O Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação a Distância, Licenciatura Plena, em Letras – Português e Literaturas prevê que o Estágio Supervisionado II seja realizado no sexto semestre e tenha a duração de 105 horas. ...
    • Marketing aplicado aos arquivos 

      Perez, Carlos Blaya (2007)
      Ao longo da disciplina, serão abordardos os principais conceitos de marketing, sua evolução e aplicação em instituições arquivísticas. Além disso, a discussão das formas dessa aplicação e a maneira pela qual os profissionais ...
    • Matemática e educação escolar I 

      Nogueira, Clélia Maria Ignatius; Andrade, Doherty (2005)
      Após essa primeira disciplina da área de Matemática, o aluno será capaz de organizar situações didáticas para o ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e refletir sobre elas. Para isso, serão consideradas ...
    • Matemática e educação escolar II 

      Neuenfeldt, Adriano Edo; Domingues, Cilce Agne; Kroning, Dulce (2005)
      Neste módulo, os estudos sobre a Unidade A - Números Racionais iniciam com uma abordagem inicial sobre números decimais, para posteriores estudos de cálculos e resoluções de problemas em atividades práticas envolvendo a ...
    • Matemática I 

      Neuenfeldt, Adriano (2010)
      Este caderno está distribuído em duas unidades principais: unidade a – matemática como área do saber escolar e unidade b – educação matemática. As unidades aqui apresentadas têm basicamente como objetivos: Compreender a ...