• Análise de cadeias produtivas 

      Arbage, Alessandro Porporatti; Reys, Marcos Alves dos (2009)
      Esta disciplina tem como principal objetivo capacitar os alunos para identificar e analisar as diferentes dimensões relacionadas às cadeias produtivas e, dessa forma, inserir competitivamente a agricultura familiar nos ...
    • Antropologia A 

      Passamani, Guilherme Rodrigues (2009)
      A Antropologia, como qualquer outra ciência, apresenta métodos próprios de análise de seus objetos e necessita de uma neutralidade, por parte do pesquisador, para chegar à verdade científica. Neste sentido, é necessário ...
    • Antropologia cultural 

      Cunha, Jorge Luiz da (2011)
      A disciplina de Antropologia Cultural, tem o objetivo de apresentar o conceito de antropologia, e suas diferentes abordagens teóricas de pensamento cultural; Identificar as variações do conceito de cultura, que percorre o ...
    • Antropologia das populações rurais 

      David, Cesar de (2017)
      A disciplina de Antropologia das Populações Rurais objetiva-se identificar e analisar algumas perspectivas antropológicas, a partir da apresentação de noções básicas da disciplina, como cultura, natureza, etnicidade, ...
    • Aplicação de cálculo integral 

      Alves, Ivan Paulo Marques (2010)
      A disciplina terá dois momentos bem específicos: um presencial e outro a distância. Nos dois momentos serão abordados conteúdos básicos, propostos no conteúdo programático primeiramente aprimorando os conhecimentos obtidos ...
    • Aplicativos computacionais aplicados à educação 

      Parreira, Fábio José; Silveira, Sidnei Renato; Pereira, Adriana Soares; Pertile, Solange de Lurdes (2017)
      Nesta disciplina denominada “Aplicativos Computacionais Aplicados à Educação” é abordada a necessidade de conhecer, de forma adequada, as principais ferramentas para o desenvolvimento de tarefas utilizando o computador, ...
    • Arqueologia: manual de boas práticas 

      SOARES, André Luis Ramos; CAMPOS, Carlos Eduardo da Costa; DUARTE, Laura Roseli Pael; GASQUES, Lia Raquel Toledo Brambilla; PINTO, Luana Moura (2023)
      Este é um manual de boas práticas para a participação de atividades de campo e laboratório no Projeto Trilha Rupestre/UFMS. Nele, vamos apresentar o que é necessário saber para ter uma participação positiva e produtiva, ...
    • Artes visuais e a Educação Especial 

      Cardonetti, Vivien Kelling; Mossi, Cristian Poletti; Garlet, Francieli Regina; Oliveira, Marilda Oliveira de (2018)
      Nesta disciplina, o objetivo é promover interlocuções de experiências no campo das artes visuais que ampliem possibilidades para pensar a educação especial na interface com múltiplas visualidades, com historiografias ...
    • Aspectos histórico-culturais hispano-americanos 

      Peixoto, Rosane do Amaral (2010)
      Nesta nova disciplina vamos trabalhar os Aspectos Histórico-Culturais Hispano-Americanos, isto é, aqui vamos trabalhar aspectos que formaram o novo continente descoberto. O objetivo desta disciplina é conhecer os aspectos ...
    • Avaliação em educação especial 

      Munhóz, Maria Alcione; Casarin, Melânia de Melo; Kraemer, Graciele Marjana (2005)
      Ao discutir Avaliação em Educação Especial, vale ressaltar que estão constantemente presentes nas proposições educacionais os seguintes aspectos: "como fazer" a avaliação e "que caminhos traçar". É necessário partir da ...
    • Água e solos 

      Nishijima, Toshio (2008)
      A disciplina de Água e Solos, apresenta os fundamentos físicos e químicos da água e do solo. São desenvolvidas as relações do uso da água e do solo nas atividades econômicas e sociais da sociedade humana. Discute os conceitos ...
    • Álgebra linear 

      Ferreira, Inês Farias (2010)
      A Álgebra Linear fundamenta-se em duas operações básicas envolvendo vetores: a adição entre dois vetores e a multiplicação de um número, que chamamos de escalar, por um vetor. Na unidade 1, Introdução aos Vetores, estaremos ...
    • Bases epistemológicas da pesquisa em educação 

      Lazzarin, Luís Fernando (2017)
      Este é o caderno didático da disciplina Bases Epistemológicas da Educação do curso de Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria. Ele é composto pelo conteúdo mínimo necessário para instrumentalizar ...
    • Bases Epistêmicas da Agroecologia 

      Kaufmann, Marielen Priscila; Wizniewsky, José Geraldo (2021)
      A disciplina Bases Epistêmicas da Agroecologia tem como objetivo entender os fundamentos epistemológicos da Agroecologia como campo de conhecimento. Por isso, são apresentadas, neste material didático, as bases científicas ...
    • Biologia do solo 

      Ceretta, Carlos Alberto; Aita, Celso (2008)
      Este livro didático tem como principal objetivo, apresentar em sua primeira unidade, sobre a biologia do solo e fornecer subsídios ao aluno para que ele entenda que a grande diversidade atual de organismos do planeta é ...
    • Capacitação tecnológica em EaD 

      Cordenonsi, Andre Zanki (2008)
      A disciplina está focada em três aspectos essenciais: a) a capacitação tecnológica acerca da computação, tanto técnica quanto de terminologia; b) a capacitação sobre os meios de comunicação que permeiam a tecnologia; e c) ...
    • Cálculo integral 

      Silva, Celso Arami Marques da (2010)
      A disciplina de Cálculo Integral do curso de Licenciatura em Física, tem o objetivo de Compreender e aplicar as técnicas do Cálculo Integral para funções reais de uma variável real, dando ênfase às suas aplicações. A ...
    • Classificação e vocação de uso das terras 

      Santos, Danilo R. dos; Reichert, José Miguel (2009)
      A disciplina Classificação e Vocação de Uso das Terras, tem como objetivo compreender melhor a classificação dos diferentes tipos de solos, que é importante porque nos permite organizar os conhecimentos sobre este recurso ...
    • Contextos educativos na infância I 

      Tomazzetti, Cleonice Maria (2009)
      A disciplina Contextos Educativos na Infância I, será abordada na perspectiva da integração dos conhecimentos científico-tecnológicos-educacionais. A lógica de sua produção seguiu os objetivos e o programa que constam no ...
    • Cuidado em Rede para Crianças e Adolescentes: possibilidades na integração entre família, escola e saúde 

      Ennes, Aline dos Santos; Morgan, Bruna Sperling; Kaiper, Cristina Zini; Silva, Kátia Daniélly Menezes; Souza, Neila Santini de; Lopes, Mariana Cavalcante; Chini, Brenda Zambenedetti; Moro, Morgana Lima; Waldow, Evelyn; Figueira, Julia Lopes; Moura, Leticia de (2023)
      Esta cartilha foi construída, de forma colaborativa, por uma equipe multidisciplinar das áreas de educação e saúde, a partir das experiências e demandas da comunidade elencadas pelo Programa de Extensão “Viva criança: ações ...