Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica por título
Itens para a visualização no momento 26-45 of 85
-
A educação profissional e tecnológica na 20ª CRE: o impacto dos protocolos governamentais para o ensino durante a pandemia de Covid-19
(2023-10-03)Esta pesquisa, realizada junto ao Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT – UFSM), apresenta o impacto causado pela aplicação dos protocolos governamentais para o ensino nas escolas de Educação ... -
Educação profissional no cárcere feminino: uma proposta emancipatória
(2018-08-06)O interesse no tema “educação profissional no cárcere” iniciou após inserção no grupo de estudos e pesquisa sobre “Educação e Gênero” e projeto de extensão “Do cativeiro à liberdade: narrativas de histórias de mulheres ... -
O ensino de história no Proeja: reflexões sobre o ensino integrado pelo viés da formação omnilateral
(2017-07-27)Esta dissertação de mestrado buscou refletir a inserção, configuração e desafios do ensino de História em cursos técnicos ofertados a partir da instituição do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a ... -
Escola municipal de aprendizagem industrial: uma proposta de formação profissional para jovens e adultos em Santa Maria – RS
(2019-12-16)Este trabalho é um estudo de caso e buscou compreender o processo histórico de encampação da Escola da Rede Ferroviária Federal, em 1997, pelo poder público municipal de Santa Maria e sua relação com a implementação, na ... -
Existência e permanência: um estudo das mulheres na educação profissional e tecnológica
(2021-01-25)Essa dissertação insere-se na linha de pesquisa de Formação Docente para a Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria. ... -
Experimentação através da resolução de problemas como ferramenta metodológica para formação de professores para o ensino de ciências na EPT
(2018-07-30)O presente trabalho tem como objetivo a capacitação de professores atuantes ou em formação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para o uso da Experimentação através da Resolução de Problemas como ferramenta ... -
Formação de professores da educação profissional e tecnológica: a inclusão de pessoas com deficiência
(2022-10-03)O trabalho intitulado “Formação de Professores da Educação Profissional e Tecnológica: A inclusão de Pessoas com Deficiência” insere-se na linha de pesquisa Formação Docente para Educação Profissional e Tecnológica. ... -
Formação de professores de física na educação profissional e tecnológica: o uso de jogos didáticos como ferramenta mediadora para a prática docente
(2019-08-19)Pesquisas na área de formação de professores e no ensino de ciências têm demonstrado que a dificuldade para aprender conceitos científicos em sala de aula pode estar relacionada à maneira pela qual o professor desenvolve ... -
Formação do professor de educação física no Brasil: as contribuições da capoeira para a educação integral
(2018-07-18)Esta dissertação tem como tema a formação de professores de Educação Física no Brasil e suas relações com a educação profissional, considerando a prática da Capoeira como parte do processo de educação integral do professor ... -
A formação docente e o ensino da leitura na educação profissional e tecnológica: perspectivas, desafios e reflexões
(2017)Devido às dificuldades que os alunos apresentam em compreender o que leem e entender a construção dos sentidos de diversos textos, este trabalho busca investigar em que medida a formação inicial e continuada auxilia os ... -
Formação docente: investigando possibilidades e desafios de uma disciplina EaD
(2021-01-15)Os avanços tecnológicos vêm promovendo mudanças no contexto educacional e ampliando as possibilidades de acesso à educação. Nesse sentido, a formação de professores por meio de cursos EaD vem sendo ampliada, possibilitando ... -
A formação pedagógica dos professores do ensino técnico: para além da instrução
(2017-07-25)Este trabalho constitui-se em uma dissertação de Mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especificamente integrando a Linha de Pesquisa ... -
Formação permanente de professores de língua portuguesa e o ensino de produção textual, no contexto da educação básica, técnica e tecnológica
(2017-07-31)O trabalho intitulado “Formação Permanente de Professores de Língua Portuguesa e o Ensino de Produção Textual, no Contexto da Educação Básica, Técnica e Tecnológica” insere-se na linha de pesquisa Formação Docente para a ... -
Gestão da/na educação profissional e tecnológica: reflexões sobre o trabalho do diretor geral
(2023-10-31)Esta pesquisa está inserida no Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica, na linha de pesquisa (LP1) Políticas e Gestão em EPT, pelo Programa de PósGraduação em Educação Profissional e Tecnológica- PPGEPT, ... -
Gestão de habilidades sociais para estudantes com deficiência intelectual no contexto da educação profissional e tecnológica
(2022-02-09)Esta pesquisa teve como objetivo geral elaborar e implementar um plano centrado para estudantes com deficiência intelectual na Educação Profissional e Tecnológica, a fim de aprimorar as relações sociais destes estudantes ... -
A gestão de pessoas como diferencial em escolas de ensino técnico profissionalizantes: um constructo teórico
(2021-12-20)Esta dissertação objetiva elaborar dois artigos acadêmicos, tecendo a gestão de pessoas versus Educação Profissional e Tecnológica, bem como historicizar a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e Discorrer, por ... -
História oral de vida de professores da área da saúde de cursos particulares de nível técnico de Santa Maria/RS
(2021-09-09)Para esta pesquisa, levou-se em conta o atual cenário da educação no Brasil, em que convergem estudos frente a melhorias no ensino, voltadas para inovações nas práticas docentes. Algumas instituições começam a valorizar ... -
A ilustração como recurso inovador na educação profissional e tecnológica no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM)
(2019-12-13)Esta pesquisa se desenvolveu junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), da Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado Acadêmico, ... -
A influência do positivismo de Augusto Comte na primeira lei orgânica do ensino brasileiro: a Reforma Capanema
(2018-07-31)Neste estudo objetivamos identificar e analisar a influência do positivismo de Comte nas políticas públicas para a educação básica no Brasil, durante o Estado Novo (1937-1945), quando foi promulgada a primeira Lei Orgânica ... -
Integração curricular e trabalho pedagógico: uma análise com base nos discursos de professores do IFFar Campus Júlio de Castilhos
(2020-10-23)Esta dissertação se inscreve na temática educação e trabalho, na Linha de Pesquisa LP1: Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Colégio Técnico ...