dc.contributor.advisor | Armani, Carlos Henrique | |
dc.creator | Paloma, Rebeca Ramos | |
dc.date.accessioned | 2017-11-01T14:12:57Z | |
dc.date.available | 2017-11-01T14:12:57Z | |
dc.date.issued | 2014-11-28 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11955 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em História do Brasil, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | Assuming that textbooks are intricate works and have a plot that involves production,
distribution and consumption, this article examines the representation of the civil-military
dictatorship of Brazil, from two textbooks, "History of Brazil: Empire and Republic" of Aldo
Fernandes, Maurício Soares and Neide Annarumma; this work, being part of the collection
Marshal of the Army Trompowsky of the Army Publisher, the Library of the Army, used in
Military Colleges, and the work of "Araribá Project: history" organized by publisher Moderna
and used in public schools in Brazil. Without ignoring the elements that involve a didactic
production, these works were chosen to elucidate two social worldviews, addressing the
considerations, issues that underpin these views. This comparison enriches and illustrates
these differences in the production of textbooks, considering the complexity involved in the
didactic works, as shows the symbolic phenomena that sustain the yearnings deposited in
textbooks of those who represent them. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Livro didático | por |
dc.subject | Ditadura civil-militar | por |
dc.subject | Visões sociais de mundo | por |
dc.subject | Textbook | eng |
dc.subject | Civil-military dictatorship | eng |
dc.subject | Social worldviews | eng |
dc.title | A ditadura civil - militar nos livros didáticos do ensino fundamental | por |
dc.title.alternative | A dictatorship in civil-military textbooks for primary education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | História do Brasil | por |
dc.description.resumo | Pressupondo que os livros didáticos são obras intricadas e que têm uma trama que
envolve sua produção, distribuição e consumo, este artigo analisa a representação da Ditadura
civil-militar brasileira a partir dois livros didáticos, ―História do Brasil: Império e República‖
de Aldo Fernandes, Maurício Soares e Neide Annarumma, obra integrante da Coleção
Marechal Trompowsky da Editora do Exército, Biblioteca do Exercito, utilizado nos Colégios
Militares no 7º ano do ensino fundamental e a obra do ―Projeto Araribá: História‖ organizada
pela Editora Moderna e utilizada em escolas públicas do Brasil no 9º ano do ensino
fundamental. Sem desconsiderar os elementos que envolvem uma produção didática, essas
obras foram escolhidas para elucidar duas visões sociais de mundo, abordando as
considerações e as questões que sustentam essas visões. Essa comparação enriquece e
exemplifica essas diferenças na produção do livro didático, considerando a complexidade e
especificidade que envolvem as obras didáticas, assim como mostra os fenômenos simbólicos
que sustentam os anseios depositados nos livros didáticos daqueles que os representam. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |