A gestão da educação especial na escola do campo em uma perspectiva de inclusão escolar
Resumo
O presente estudo tem como objetivo compreender como se dá a gestão das práticas de educação especial na escola do campo, visando a efetivação do processo de inclusão escolar. Na construção do percurso metodológico que deu sustentação ao trabalho foi construído uma entrevista semi-estruturada como instrumento de coleta de dados. Tal entrevista foi organizada a partir de um roteiro previamente elaborado, sendo as perguntas construídas, para fins didáticos, a partir de dois blocos, divididos em função dos quatro eixos do estudo: educação do campo, educação especial, educação inclusiva e gestão escolar. Os sujeitos que constituíram o estudo atuam como o diretor, coordenadora pedagógica e educadora especial em uma escola do campo do município de Santa Maria/RS. A análise dos dados, realizada a partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa, possibilitou compreender que a escola cria a sua forma de gestão das práticas pedagógicas na perspectiva inclusiva. Uma gestão que não se dá pela simples associação dos princípios do ensino regular, da educação especial e da educação do campo, mas pela interlocução entre essas três instâncias, criando sua forma própria de pensar as práticas que desenvolve.
Coleções
- Gestão Educacional [292]
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