Processos formativos na educação infantil e o brincar nas práticas pedagógicas
Resumen
A pesquisa realizada por exigência do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil apresenta como tema os processos formativos na Educação Infantil, a investigação e análise reflexiva das práticas pedagógicas dos docentes em relação ao brincar em uma EMEI. Objetivou-se compreender como os processos formativos na Educação Infantil podem contribuir à prática pedagógica dos docentes, garantindo os eixos norteadores das interações e brincadeiras propostos nas DCNEIs, 2009. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, em que se buscou no lugar da gestão, qualificar os processos formativos dos docentes, proporcionando novos saberes através de formações realizadas na EMEI e em espaços diferentes. Como base teórica buscou-se dialogar com as seguintes referências: DCNEI's, 2009 e o Parecer 20/2009; SALOMÃO, CANCIAN, LÜCK, KISCHIMOTO, FORTUNA, HORN, SARMENTO, entre outros. Conclui-se com este estudo, que os processos formativos são relevantes e precisam ser ampliados para qualificar as práticas pedagógicas dos docentes, a fim de que eles possam refletir sobre o trabalho pedagógico realizado na EMEI.
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