Gestão escolar democrática: um estudo de caso no contexto de uma escola pública municipal do Rio Grande do Sul
Abstract
O presente estudo enfoca os processos de gestão escolar democrática a partir de uma pesquisa realizada no contexto de uma escola municipal ,tendo sido realizada no decorrer do Curso de Especialização em Gestão Educacional ofertado pela Universidade Federal de Santa Maria, modalidade de educação à distância, no Pólo em Sapiranga – RS. A investigação foi realizada no contexto escolar de uma escola pública e constou de pesquisa bibliográfica e de campo, a qual constou da aplicação de questionários semiestrutrados, os quais foram preenchidos por professores e membros da equipe diretiva da escola. A análise e reflexão dos dados coletados permite constatar que, apesar de em muitos momentos haver divergências de opiniões tanto entre os professores quanto com relação a gestão, o grupo busca se articular a fim de buscar estratégias para atender as demandas coletivas. No entanto, são unânimes ao ressaltaram a necessidade de desburocratização das funções da gestão escolar, uma vez que inviabiliza o envolvimento nas ações pedagógicas, ora por falta de tempo hábil, ora por falta de experiência dos gestores escolares, ora por falta de motivação dos professores. Neste sentido, tais análises visam apontar elementos para aprimorar e/ou transpor tais práticas, o que inclui a necessidade de que a mantenedora busque ampliar o espaço para que os gestores escolares possam partici-par e também se apropriar de outras demandas da escola para além das questões administrati-vas.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: