Educação infantil: do brincar a aprendizagem
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Data
2016-08-26Autor
Pagnussat, Lissandra Mara Alebrant
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Mostrar registro completoResumo
A abordagem do trabalho vem demonstrar que o brinquedo e a brincadeira são
um aspecto muito importante na aprendizagem para o desenvolvimento de
suas potencialidades e, tabém diz respeito às etapas por qual passam as
crianças, pois a educação Infantil é considerada a primeira etapa da educação
básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis
anos de idade. A marca fundamental da Educação Infantil, inclusive do ponto
de vista psico-social, é o vínculo que deve ser estabelecido entre a Instituição e
a família, a fim de que a criança tenha referências claras para o seu
crescimento. A Educação Infantil marca a entrada da criança no primeiro grupo
social externo à família e essa inserção deve ser acolhedora, cercada de
cuidados que permitem a construção de vínculos de confiança e afeto, criando
o sentimento de segurança. A escola deve proporcionar a aquisição gradual da
independência para o cuidado próprio, para a realização das várias atividades
e para a solução de conflitos. Para mostrar a necessidade da brincadeira na
formação integral da criança e, de como o educador poderá lançar mão desse
recurso para ajudá-la no seu desenvolvimento, será apresentado, uma breve
fundamentação do assunto, pois é demonstrado que para haver melhores
conceitos e um nível de aprendizagem qualitativa e satisfatória faz-se
necessário repensar as práticas pedagógicas, bem como o brinquedo, as
músicas, que muitas vezes, ainda é introduzido em nosso sistema educacional
como simples recreação ou preenchimento do tempo vago.
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