O protagonismo das crianças nas práticas educativas da educação infantil: investigando com as crianças da pré-escola
Abstract
Nas últimas décadas, os estudos voltados à infância e à Educação Infantil têm enfatizado a necessidade e a relevância da participação ativa das crianças, tanto nas pesquisas como nas demais práticas sociais das quais fazem parte. Nessa linha de pensamento, a escola é concebida como lócus cultural importante na vida das crianças, necessitando criar intervenções pedagógicas que respeitem os direitos de participação das mesmas, em prol da qualidade da/na educação da primeira infância. Assim, a presente investigação, vinculada ao Curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de Práticas Escolares e Políticas Publicas (LP2) e ao Grupo Investigação e Estudos Contemporâneos em Educação e Infância – GIECEI, buscou compreender em que condições se constitui o protagonismo das crianças nas práticas da Educação Infantil. Por meio da escuta a esse público, analisar as condições para o protagonismo infantil nas práticas da escola da infância e entender o lugar da criança no planejamento de tais práticas. O percurso investigativo assumiu preceitos da pesquisa qualitativa e buscou fundamentos teóricos – metodológicos na Teoria Histórico – Cultural, mais precisamente na obra de Vigotski. Os dados foram produzidos a partir da inserção da pesquisadora em uma turma de pré-escola de uma Escola Municipal de Educação Infantil, localizada na cidade de Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul - Brasil. Os instrumentos de produção dos dados incluíram observações às interações das crianças com o contexto educativo, com seus pares e com o professor, a partir de registros fílmicos e fotográficos acompanhados de anotações em caderno de campo. A investigação das experiências das crianças como protagonistas evidenciou suas percepções acerca da vida cotidiana na escola, da mesma forma o quanto são competentes para participarem ativamente na (co) construção do contexto educativo do qual fazem parte. Assinalou, por sua vez, a necessidade da escuta atenta por parte do (a) professor (a), buscando dialogar com as „vozes‟ das crianças, nas suas diferentes expressões e manifestações para, assim, construir uma educação de qualidade que responda aos interesses, desejos e necessidades dos pequenos, reconhecendo neles iniciativas de participação como protagonistas destas práticas.
Collections
The following license files are associated with this item: