O lugar da pré-escola na escola de ensino fundamental
Resumo
O presente trabalho decorre de uma monografia realizada junto ao curso de Especialização em Docência na Educação Infantil oferecido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em parceria com a Universidade Regional do Noroeste do Estado (Unijuí/RS) e Ministério da Educação e Cultura. Parto do pressuposto de que a Educação Infantil constitui a primeira etapa da Educação Básica, e apresenta finalidades e objetivos que lhes são específicos. Desta forma, a Pré-Escola, ainda que inserida junto à escola de Ensino Fundamental, precisa ser valorizada e reconhecida, não como uma etapa que antecipa ou prepara, mas precisa firmar sua identidade como uma etapa com características próprias. O objetivo geral da pesquisa consistiu em problematizar e defender o lugar da Pré-Escola na escola de Ensino Fundamental. Ressalta-se que, no contexto deste trabalho, utilizei o termo lugar não apenas me referindo ao espaço físico, mas à forma como a Pré-Escola se constitui, adquire significado, valor cultural, social e educativo, sua função e necessidades, dentre os sujeitos envolvidos neste contexto institucional, tendo em vista contribuir com o fortalecimento de sua própria identidade. Neste sentido, esse trabalho aborda a importância, o lugar e o papel da Pré-Escola na escola de Ensino Fundamental, problematizando como são entendidas essas crianças e suas infâncias, quais as finalidades e propostas pedagógicas concebidas para a Educação Infantil. Além disso, trago reflexões sobre minha própria atuação docente, buscando contribuir com a mudança na concepção da Educação Infantil, inserida junto a uma escola de Ensino Fundamental, atuando com uma turma de Pré-Escola. Para isso, problematizo e discuto percursos realizados no processo de reconstrução do Projeto Político Pedagógico, junto aos meus colegas na escola em que atuo.
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