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dc.contributor.advisorPaixão, Márcia Eliane Leindcker da
dc.creatorCruz, Elizete Helena Alves da
dc.date.accessioned2017-11-10T12:15:22Z
dc.date.available2017-11-10T12:15:22Z
dc.date.issued2017-02-24
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12023
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis study is the result of the follow-up to the Extension Project "From captivity to freedom: Narratives of women's stories in prison”, in the year 2015 and 2016. While keeping up with the project, I also observed the School Management of the Nucleus where the educational activities are developed with the women of the Regional Prison of Santa Maria / RS. The challenges posed by the security system in relation to the educational process as a whole allow us to think many nuances with regard to Management in relation to its limits and (im)possibilities. The social and professional reintegration of the victims is part of a reality that deserves attention as the number of crimes committed by women is increasing and, in this sense, the study takes into account the need for a democratic educational process that is part of daily life of the distressed students, motivating them to later enter the world of work by providing education as a tool for emancipation, freedom and autonomy. The view of the educational system must (be) to turn to a public, laic, universal education of quality for all and for all life in different times and spaces, as there is an increasing need for underprivileged groups to be reintegrated Employment opportunities and income. To the extent that educational management is consistent with public policies for education in a democratic way, especially those who need more attention in the state for improvements in personal and professional life, there may actually be social inclusion and occupational (re) insertion. In this sense, the study intended to analyze how the School Management of NEEJACP interacts with the process of building autonomy and learning of the distressed women during their sentence. As a methodological support, the research was of a qualitative nature, based on the case study, resulting in the configuration of a fragmented prison school management and guided by a security system to the detriment of the entire educational process. Thus, to support the analysis of the reality lived in the NEEJACP before the institutionalized prison system, as a theoretical contribution the research was developed under the Freirean perspective, and the transforming feature of its progressive liberation pedagogy is fundamental to both the integral formation and the diffusion of a more democratic and humanized prison education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAmbiente prisionalpor
dc.subjectApenadaspor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectPrison environmenteng
dc.subjectDistressed womeneng
dc.subjectEducational managementeng
dc.subjectInclusioneng
dc.titleGestão escolar no ambiente prisional feminino: limites e (im)possibilidadespor
dc.title.alternativeFrom captivity to freedom: narratives of women's stories in prisoneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEsta pesquisa foi resultado do acompanhamento ao Projeto de Extensão “Do cativeiro à liberdade: narrativas de histórias de mulheres presas”, no ano de 2015 e 2016. Ao acompanhar o projeto, meu olhar também acompanhou a Gestão Escolar do Núcleo aonde são desenvolvidas as atividades educativas junto às mulheres do Presídio Regional de Santa Maria/RS. Os desafios impostos pelo sistema de segurança em relação ao processo educacional como um todo permite pensar muitas nuances em relação à Gestão com relação aos seus limites e (im)possibilidades. A reinserção social e profissional das apenadas faz parte de uma realidade que merece atenção na medida em que é crescente o número de delitos cometidos por mulheres e, nesse sentido, o estudo leva em consideração a necessidade de um processo educativo democrático que faça parte do cotidiano das educandas apenadas, motivando-as à posterior inserção ao mundo do trabalho ao proporcionar a educação como ferramenta de emancipação, liberdade e autonomia. O olhar do sistema educacional deve(ria) voltar-se a uma educação pública, laica, universal, de qualidade para todos(as) e por toda a vida nos diferentes tempos e espaços, pois cada vez mais há necessidade dos grupos desprivilegiados serem reintegrados às oportunidades de emprego e renda. Na medida em que a gestão educacional se coaduna com políticas públicas para educação de forma democrática, sobretudo às pessoas que carecem de maior atenção estatal para melhorias na vida pessoal e profissional, efetivamente poderá haver a inclusão social e (re)inserção ocupacional laboral. Nesse sentido, pretendeu-se analisar de que forma a Gestão Escolar do NEEJACP interage com o processo de construção da autonomia e aprendizagem das apenadas durante o cumprimento da pena. Como suporte metodológico, a pesquisa foi de natureza qualitativa, a partir do estudo de caso, obtendo como resultado a configuração de uma gestão escolar prisional fragmentada e norteada por um sistema de segurança em detrimento do processo educativo na sua totalidade. Assim, para dar suporte à análise da realidade vivida no NEEJACP diante do sistema prisional institucionalizado, como aporte teórico a pesquisa foi desenvolvida sob a perspectiva freireana, sendo o caráter transformador de sua pedagogia progressista libertadora fundamental tanto à formação integral quanto à difusão de uma educação prisional mais democrática e humanizada.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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