Revisão sistemática sobre o uso dos MOOCS no Brasil
Resumo
Cursos Abertos Online e Massivos, do inglês Massive Open Online Courses (MOOCs), têm provocado debates na área educacional e tecnológica, pois eles atingem novas concepções de ensino e aprendizagem no cenário virtual. A ampla discussão sobre o potencial dos MOOCs têm estimulado instituições e grupos de pesquisa a desenvolver cursos abertos e em grande escala com utilização desses modelos de cursos. No entanto, as experiências no Brasil continuam sendo um grande desafio. O presente artigo objetiva descrever um panorama sobre a evolução, construção e experiências dos MOOCs, abordando primeiramente como os MOOCs são definidos e caracterizados. Em segundo lugar, investigamos como os MOOCs têm sido empregados no Brasil e quais os resultados obtidos com o seu uso. Finalizamos com uma análise das abordagens pedagógicas na construção de MOOCs e os desafios encontrados na construção desses cursos. Neste trabalho foi conduzida uma Revisão Sistemática de Literatura, na qual foram estudados 14 artigos científicos publicados sobre MOOCs até maio de 2017. Os resultados alcançados demonstram, em um contexto prático, a viabilidade de usar os princípios dos MOOCs para projetar a aprendizagem em cursos abertos e online. Porém é destacado a necessidade de uma discussão pedagógica mais significativa na elaboração das propostas e investigações futuras
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