Nos caminhos da natureza: análise de gêneros na abordagem sistêmico-funcional em livros didáticos de ciências naturais
Abstract
O presente estudo tem como objetivo principal mapear gêneros usados no ensino da área de
ciências naturais em contexto escolar brasileiro, mais especificamente em livros didáticos (LDs)
de 6º ano. Para atingir tal propósito, a pesquisa se fundamenta na perspectiva teóricometodológica
da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), especialmente nos estudos relacionados
à análise de gêneros (MARTIN; ROSE, 2008; ROSE; MARTIN, 2012). Adotamos como universo
de análise dois LDs oferecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PLND) às escolas
públicas brasileiras de educação básica, no triênio 2014-2016 (BRASIL, 2013). Selecionamos
como corpus capítulos desses LDs que abordam três conteúdos específicos: alimentação dos
seres vivos, lixo e macrocosmo. Os procedimentos analíticos do corpus seguiram os princípios
da Teoria de Gênero e Registro (EGGINS; MARTIN, 1997; MARTIN; ROSE, 2008). Essa
abordagem analítica prevê as descrições gramatical (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014) e
discursiva (MARTIN, 1992; MARTIN; ROSE, 2007) como base para a identificação de padrões
de registro (HALLIDAY, 1989; MARTIN, 1992), o que possibilita verificar os gêneros usados para
ensinar os conteúdos selecionados (VEEL, 1997; COFFIN, 2006; MARTIN; ROSE, 2008;
CHRISTIE; DEREWIANKA, 2010). Os resultados encontrados, em termos dos gêneros
mapeados, apresentaram semelhança às famílias identificadas por Veel (1997): a dos
procedimentos, a dos relatórios, a das explicações e a dos argumentos. Nossa análise permitiu
identificar ainda uma família não prevista pelo autor, a família das histórias. A ocorrência de
histórias no corpus se deve ao contexto político-educacional brasileiro, uma vez que os
documentos orientadores do ensino de ciências naturais, como os Parâmetros Curriculares
Nacionais (BRASIL, 1998), aconselham o trabalho com conteúdos que possibilitem ao aluno
perceber as relações existentes entre os conhecimentos científicos atuais e sua evolução
histórica. Além disso, verificamos também um gênero não catalogado nos estudos prévios da
LSF. Denominamos esse gênero, que defendemos fazer parte da família dos procedimentos, de
Instrução para análise, pois seu propósito sociocomunicativo é solicitar a análise de um dado
fato/situação social, em especial aqueles relacionados ao impacto ambiental das ações
humanas. A ocorrência desse gênero também se justifica em função contexto políticoeducacional
do Brasil, já que os PCNs indicam como objetivo do ensino de ciências naturais a
interpretação de situações de desequilíbrio ambiental resultante da interferência humana. Para
concluir, nossa análise permitiu identificar que os gêneros realizam propósitos
sociocomuncativos não só no eixo paradigmático (MARTIN; ROSE, 2008), ou seja, como
membros de uma dada família de gêneros, mas também no eixo sintagmático, isto é, no modo
como são combinados na estrutura do macrogênero capítulo de livro. Nosso estudo verificou que
cada gênero cumpre função específica no desenvolvimento do conteúdo nos capítulos
analisados. De modo geral, podemos assegurar que os relatórios e as explicações
desempenham a função de ampliar o conteúdo abordado, os procedimentos servem para
retomar o conteúdo, os gêneros dos argumentos atuam para levar o aluno a adotar determinado
posicionamento em relação ao conteúdo e as histórias servem para contextualizar
historicamente o assunto estudado. Em suma, embora sejam necessárias mais pesquisas dessa
natureza para reforçar ou reconsiderar os resultados por nós encontrados, tais dados sinalizam
alguns aspectos importantes da cultura escolar no que se refere ao ensino de ciências naturais
no contexto brasileiro e já demonstram algumas características da língua que podem ser
utilizadas por professores de linguagem e/ou de ciências naturais em atividades de leitura e
escrita sobre os fenômenos da natureza.
Collections
The following license files are associated with this item: