Avaliação no contexto escolar
Resumo
A avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente a qual deve acompanhar
passo a passo o processo de ensino aprendizagem, a fim de constatar progressos e
ou dificuldades, reorientando o trabalho pedagógico para as mudanças necessárias.
Deve contemplar um caráter construtivo, visando atingir os critérios educacionais
propostos em qualquer momento do processo de aprendizagem. A presente
pesquisa pretende especificar os limites e as possibilidades de se desenvolver no
contexto escolar, uma avaliação qualitativa e mediadora, com o intuito de
transformá-la em um processo progressivo, inclusivo e diagnóstico capaz de
contribuir na transformação social dos educandos e educadores. Dessa forma,
realizou-se um estudo bibliográfico, buscando em vários autores melhor
compreender a temática da Avaliação no contexto escolar. Em seguida, efetuou-se
uma pesquisa de campo para compreender melhor a relação entre o escrito, o dito e
o feito. Essa pesquisa obteve dados com o corpo diretivo, educadores e educandos
das seis escolas da Rede Municipal do município de Constantina RS.
Contemplando seis diretores, doze educadores e vinte e quatro educandos. No
decorrer da pesquisa, percebeu-se que, para a equipe diretiva e para a maioria dos
educandos e educadores a avaliação é parte de um processo contínuo de ação x
reflexão x ação. Portanto o ato de avaliar, não é um ato sobre alguma situação,
pessoa ou objeto, é sim um processo contínuo agregado a critérios claros e precisos
para diagnosticar com maior nitidez o processo educativo, tornando a avaliação um
ato dinâmico que imprime uma direção às ações do educador e do educando.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]