A formação continuada dos gestores escolares
Fecha
2011-09-17Autor
Alvares, Franciele de Fatima Nascimento
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O presente trabalho tem como tema principal a formação continuada dos gestores
escolares e como objetivo geral visa analisar a formação continuada dos gestores e
educadores nas escolas, buscando entender até que ponto a formação é importante
para o bom desempenho da organização das escolas públicas das redes municipal e
estadual de Cruz Alta/RS. Destaca-se a importância dos educadores para o
processo ensino-aprendizagem e que essa formação não depende só do educador,
mas da escola em geral. A gestão escolar se faz necessária na busca de
alternativas, com uma liderança consciente que auxiliará na transformação
envolvendo os três tipos de gestão. Também se descreve a importância do projeto
político pedagógico na prática escolar, pois nele consta o caminho que a escola
percorre em um processo de construção coletiva, dando prioridade à aprendizagem
dos sujeitos. A formação continuada dos educadores é uma atividade muito ampla,
contínua e importante, tendo como principal objetivo dispor aos alunos um mundo de
possibilidades, tornando-os capazes de conduzir suas próprias vidas. A partir das
dificuldades encontradas no dia-a-dia, a formação é um ponto fundamental, de
permanente reflexão-ação na concretização de novas ações. Os educadores
precisam estar preparados com um amplo conhecimento para atender às
necessidades da sociedade. Para a coleta de dados desta pesquisa qualitativa e
quantitativa, utilizou-se questionários com questões abertas e fechadas para
gestores e professores. A análise e interpretação dos dados ocorreu com base em
Lakatos (1991) e Gil (2010). Concluiu-se que a formação continuada de educadores,
de alguma forma é aproveitada, mas tem muito que melhorar para garantir a
qualidade do ensino.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [950]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: