Gestor educacional: mediador da inclusão
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso apresenta como tema a inclusão. O problema
investigado foi à experiência de atendimento em classe multisseriada ofertado aos
alunos com necessidade especial da rede municipal de ensino no Município de Tio
Hugo/RS, favorecendo a inclusão ou exclusão. O objetivo geral da pesquisa foi
analisar a experiência de atendimento em classe multisseriada ofertado aos alunos
com necessidade especial da rede municipal de ensino no município de Tio
Hugo/RS. Teve como objetivos específicos: investigar a necessidade de formação
específica para gestores e professores que trabalham com a educação inclusiva;
refletir sobre a importância da inclusão educacional e os modelos de atendimento;
apresentar e analisar a experiência da classe multisseriada, por meio de atividades e
projetos que visam à educação inclusiva, analisando a importância dos gestores,
professores, pais, alunos e comunidade escolar para que haja a inclusão. Partindo
dos objetivos a educação inclusiva enfatiza a necessidade de integrar todas as
crianças em escolas regulares, inclusive as crianças com necessidades especiais do
Município de Tio Hugo/RS. A experiência foi colocada em prática devido ao
despreparo das professoras de classes regulares. Pois, para trabalhar no processo
de inclusão a escola conta com os trabalhos docentes de uma única professora, com
formação técnica em educação especial e inclusão. Sendo que a mesma demonstra
domínio em suas atividades. Verificou-se através do Projeto Político Pedagógico que
muitas reuniões foram feitas com os pais dos alunos portadores de necessidades
especiais. Verificando-se, portanto, que as crianças inseridas num processo de
inclusão na classe multisseriada, estão motivadas e felizes, não havendo nenhum
problema com os demais alunos da escola.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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