Som, imagem, espaço e movimento: construindo conhecimentos a partir de apropriações e vivências pedagógicas na sala de aula do maternal
Abstract
Este artigo mostra alguns resultados teóricos e práticos relativos ao uso integrado de som, imagem, vídeo e texto e seu movimento na construção de conhecimentos junto a alunos de uma turma do maternal de uma escola muni-cipal da cidade de Nova Palma no Rio Grande do Sul. A prática pedagógica se deu a partir da mediação pedagó-gica do professor, interação na rodinha de conversa, oferecendo para exploração em espaços circunscritos orga-nizados, o acesso e posterior intervenção para utilização destes recursos, conforme necessidade do grupo. O trabalho partiu da busca de referencial teórico apropriado ao tema pesquisado, a fim de propor aos alunos ativi-dades desafiadoras envolvendo o uso destes recursos, para trabalhar a escuta e a produção junto às crianças. O objetivo deste trabalho consistiu em trazer recursos audiovisuais para serem explorados pelas crianças, os quais tivessem de acordo com o projeto da turma e também com o Projeto Político Pedagógico da escola. A metodo-logia utilizada passou por uma revisão de literatura e um estudo de caso, sendo denominada de qualitativa de caráter exploratório. A principal conclusão extraída diz respeito a como o uso dos recursos audiovisuais podem contribuir para a construção de novas aprendizagens de crianças do maternal, quando as propostas desafiam e promovem a interação entre elas e o objeto de estudo/conhecimento.
Collections
- Mídias na Educação - EaD [640]
The following license files are associated with this item: