O uso das mídias impressa, audiovisual e informática no apoio ao processo de alfabetização de crianças de uma turma do 2º ano do ensino fundamental municipal de Santa Maria, RS
Abstract
Este artigo mostra alguns resultados teóricos e práticos do uso das mídias impressas, audiovisual e informática como ferramenta de apoio pedagógico ao processo de alfabetização no espaço da sala de aula de uma turma de alunos do 2° ano do Ensino Fundamental do município de Santa Maria no Rio Grande do Sul. Nesta oportunidade, buscou-se referencial teórico sobre o uso pedagógico destas mídias. A pesquisa realizada buscou investigar como a leitura de portadores de texto, sejam eles impressos, digitais ou audiovisuais permitem a ressignificação do aprendizado da leitura e da escrita durante o processo de alfabetização. O objetivo deste trabalho consistiu em utilizar as ferramentas disponibilizadas através destas mídias para a leitura e produção de materiais pelo grupo, tornando os alunos competentes em relação a leitura e a escrita, assim como oportunizando o exercício da criatividade. A metodologia utilizada passou por uma revisão de literatura e um estudo de caso, sendo denominada de qualitativa de caráter exploratório. A principal conclusão extraída diz respeito às construções realizadas de forma coletiva e individual por intermédio das mídias impressa, audiovisual e informática que impulsionaram a aquisição de conhecimentos dos alunos pesquisados, em relação ao processo de escrita nos diferentes portadores de texto.
Collections
- Mídias na Educação - EaD [640]
The following license files are associated with this item: