Navegação TCC Ciência da Computação - Bacharelado por título
Itens para a visualização no momento 149-168 of 335
-
Especificação e desenvolvimento de um aplicativo IOS para monitoramento de pacientes de nutrição
(2017-07-05)O aumento dos casos de doenças nutricionais, que levou a obesidade a ser considerada um problema de saúde pública mundial, vem ganhando destaque na atualidade. Neste contexto se inserem diversas ações que vão desde ... -
Estendendo o Logtell: suporte a ações entre personagens figurantes
(2007-03-05)Ao longo deste documento são discutidos, estudados e aplicados métodos para criação de batalhas consistentes entre personagens figurantes em um ambiente de narração de histórias interativas, o Logtell. Foram feitas ... -
Estratégias de gamificação aplicadas à técnica de entrevista para levantamento de requisitos de software
(2017-12-12)O levantamento de requisitos é uma fase crucial para o desenvolvimento de software onde se concentra grande parte dos fracassos nos projetos. Considerando o âmbito educacional, estes problemas podem ser explicados ao ... -
Um estudo comparativo de algoritmos de agrupamento de dados para dados de docagem molecular
(2014-12-01)Em Bioinformática, tratamos com uma grande quantidade de dados do contexto da biologia, buscando obter, a partir deles, informações valiosas. Desenho Racional de Fármacos é uma área da bioinformática, a qual é desenvolvido ... -
Estudo comparativo entre frameworks java para construção de aplicações web
(2004-12-17)O desenvolvimento de aplicações freqüentemente utiliza o apoio de frameworks. De fato, conforme o grau de complexidade das aplicações aumenta, torna-se inviável a codi cação a partir do zero. Faz-se uso, então, de ... -
Estudo comparativo sobre bancos de dados XML nativo e desenvolvimento de uma aplicação
(2012-07-04)A linguagem XML está cada vez mais conhecida nos últimos anos. Além de ela ser muito utilizada para armazenamento e troca de informações, é também uma linguagem de fácil entendimento, por duas razões: a primeira é que um ... -
Estudo da Google App Engine para desenvolvimento web aplicado a um gerenciador on-line de certificados
(2008-12-17)A rede mundial de computadores tem evoluído intensamente a cada ano. Cada vez mais serviços de todas as espécies, de todas as áreas possíveis, são oferecidos via Web, por meio de aplicações Web. Essas aplicações têm ... -
Um estudo da lógica linear com aplicação em ciência da computação
(2010-12-15)A ciência da computação se ocupa da automatização do raciocínio para solucionar problemas e auxiliar no exercício de determinadas atividades. Nesta área, as lógicas clássica e intuicionista são muito utilizada no ... -
Estudo de estratégias de detecção de trapaças em jogos online
(2017-12-13)Assim como em softwares no geral, a segurança é relevante para a qualidade dos jogos online. Um dos problemas a serem minimizados é a utilização de trapaças nos jogos, ato que pode ocasionar em prejuízos econômicos para ... -
Estudo e implementação de autenticação no acesso para o portal do HUSM
(2007-03-01)Neste trabalho é tratada autenticação sob-demanda através da tecnologia web service, onde têm-se um serviço responsável por verificar a autenticidade dos usuários. O serviço pode comprovar a autenticação através de três ... -
Estudo e implementação de autorização no acesso para o portal do HUSM utilizando o CIBAC
(2007-03-01)Atualmente, os assuntos confidencialidade e privacidade são preocupações inevitáveis na área da Tecnologia e Informação, em especial na área médica. Para que tais premissas sejam atendidas, deve-se utilizar um mecanismo ... -
Estudo e implementação de um modelo de fluxo de fluído para geração de função de transferência em direct volume rendering
(2014-01-22)Dados obtidos através de tomografia computadorizada podem ser visualizados como dados volumétricos através do método Direct Volume Rendering (DVR). DVR faz uso de Funções de Transferência para atribuir opacidade e cor a ... -
Estudo e planejamento de manuais de usuário para softwares
(2007-08-24)O estudo de diversos manuais de usuário para softwares surgiu pela necessidade de verificar quais atributos são eficazes na elaboração de um correto manual de uso. A dificuldade apresentada muitas vezes pelos usuários ... -
Um estudo referente ao processo de documentação do software desenvolvido em Extreme Programming
(2007-03-01)A cada ano centenas de produtos de software são escritos no intuito de se resolver os mais diversos problemas e facilitar a execução de atividades cotidianas dos clientes, porém, estes muito freqüentemente não ficam ... -
Um estudo sobre sistemas web aplicado ao gerenciamento de informações da CentralPrev
(2008-01-31)A CentralPrev é uma empresa especializada em questões previdenciárias e empresariais, que trabalha com concessão e revisão de benefícios previdenciários. Possui unidades distribuídas em vários municípios, sendo que cada ... -
Um estudo sobre técnicas de descrição de percurso de veículos usando a plataforma Arduino
(2016-12-15)Este trabalho apresenta um serviço de descrição de percurso para uma rede veicular usando como suporte a plataforma robótica Arduino. Descrição de percurso é um serviço chave no contexto de redes veiculares e serve como ... -
Estudos comparativos de ferramentas de programação para grades computacionais
(2007-03-01)O processamento paralelo e distribuído é freqüentemente utilizado para resolver problemas que demandam um grande poder computacional. Existem diversas plataformas que permitem executar programas paralelos e distribuídos. ... -
Exploração da linguagem Rust para o desenvolvimento de um path tracer paralelo
(2014-12-02)A geração de imagens por computador é uma tecnologia utilizada para inúmeras aplicações. Tradicionalmente foram utilizadas linguagens como C++ para escrever sistemas com este fim. Rust, uma nova linguagem de sistemas, ... -
Exploração de alternativas arquiteturais de memória cache em sistemas embarcados baseados em Java
(2004-12-12)Os Sistemas embarcados estão ficando cada vez mais complexos, disponibilizando serviços mais sofisticados como: acesso à Internet, tela colorida, entre outros. Assim, estes dispositivos necessitam de uma capacidade ... -
Exploração de técnicas atuais de programação de jogos e geração procedural de ambientes através do desenvolvimento de um protótipo de jogo em Rust
(2021-02-08)Em muitas instâncias, jogos digitais são considerados sandboxes ideais para a exploração de diversas facetas de programação, como inteligência artificial e geração procedural. Seguindo essa ideia, este trabalho propõe – ...