O contato e o teatro como acontecimento de convívio: uma investigação sobre o processo criativo da atriz
Resumen
Este texto é resultado de um processo de pesquisa teórica e prática desenvolvida no curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria como requisito para a graduação em Interpretação Teatral. A pesquisa foi desenvolvida entre março e novembro de 2017, vinculada ao processo de criação do espetáculo teatral IROKO. O recorte teórico é dado pela noção de contato abordada por Jerzy Grotowski e pela noção de teatro como acontecimento convivial, elucidada por Jorge Dubatti, além dos apontamentos de Peter Brook acerca da interpretação teatral. A presente pesquisa partiu do interesse de investigar, em meu trabalho de atriz, quais são os procedimentos que instrumentalizam meu corpo para disponibilizá-lo ao contato, visando a instauração do acontecimento teatral, relacionado a noção de convívio. Esta investigação incluiu procedimentos de leitura, criação de material prático, ensaios e registros descritivos e audiovisuais do processo de montagem. A partir de tais procedimentos foi elaborado o relatório reflexivo e crítico do meu processo de atriz dentro do espetáculo, e este relatório foi dividido em cinco capítulos. Cada capítulo, respectivamente, tratando: da explanação dos conceitos; da preparação do corpo para o trabalho de atriz; do processo criativo; do convívio com a plateia; das minhas considerações finais.
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