Um estudo sobre as formas de organização da formação pedagógica em cursos de licenciatura
Resumo
Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na linha de pesquisa
“Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional” para a temática geral “Processos
formativos de professores” vinculada ao Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções
INOVAEDUC. O foco da pesquisa é a formação pedagógica em cursos de licenciatura e
o objetivo principal foi compreender as formas de organização da Formação Pedagógica
em Cursos de Licenciatura da UFSM. Pretendemos contribuir para discussões
relacionadas à organização das Configurações Curriculares dos Cursos de Licenciatura
(CL) na perspectiva de articulação entre os saberes relacionados a Formação para a
Área Disciplinar de Referência para a Matéria de Ensino (ADRME) e a Formação
Pedagógica (FP). Para isso nos propusemos a responder ao seguinte problema de
pesquisa: “Que possibilidades se apresentam para uma Formação Pedagógica aos
futuros professores nas atuais estruturações curriculares de Cursos de Licenciatura da
UFSM?” Desenvolvemos uma pesquisa documental envolvendo sete CL pertencentes
ao Centro de Ciências Naturais e Exatas da UFSM. As fontes de informação foram os
PPC, as Estruturas Curriculares dos Cursos analisados e as Ementas das Disciplinas
relacionadas a FP presentes nas matrizes curriculares destes cursos. Os resultados
desta pesquisa sinalizam que a preparação e o exercício da docência não se constituem
como o principal ou único foco dos CL analisados. Quanto a distribuição nas matrizes
curriculares verificou-se a preponderância das disciplinas relacionadas a ADRME em
relação aquelas relacionadas a FP, para os seguintes aspectos: cargas horárias,
quantidade de disciplinas e disposição na matriz curricular.Mediante as formas de
organização evidenciadas, entendemos que a formação inicial nos Cursos de
Licenciatura analisados, ainda se encontra fortemente influenciada pelo modelo 3+1,
sendo a formação para a docência, por vezes, entendida como um apêndice da
formação especifica impossibilitando a articulação entre os conhecimentos dos
diferentes campos conceituais. A Disciplina de Didática Especifica está presente em
todas as matrizes curriculares e, em alguns casos é a única relacionada ao Ensino da
Matéria.Com exceção da disciplina de Metodologia da Pesquisa em Educação, as
demais disciplinas relacionadas as Ciências da Educação, apresentam os mesmos
códigos, o mesmo objeto de estudo mas apresentam variações em termos de objetivos,
conteúdos programáticos e bibliografia básica para os diferentes cursos. Os resultados
encontrados possibilitam inferir que os CL analisados carecem de identidade docente, o
que em nosso entendimento pode refletir sobre aspectos como desistência, reprovação
e evasão dos acadêmicos destes cursos bem como a secundarização dos saberes
relacionados a FP em relação aos saberes relacionados a ADRME.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: