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dc.contributor.advisorViana, Luciana Erina Palma
dc.creatorWeber, Karine
dc.date.accessioned2018-02-07T14:14:52Z
dc.date.available2018-02-07T14:14:52Z
dc.date.issued2017-12-19
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12362
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2017.por
dc.description.abstractCorporeality is a theme that originates from Philosophy. It has been providing,for a long time, reflections and studies on the field of Physical Education, being present at all levels and stages of education, as well as in the entire school environment. Santin (2014), inspired by the studies of Merleau-Ponty, states that Corporeality comprehends the human being in its totality, reaching all areas of knowledge, especially when linked toa body interpretation that considers the human being integrally in all aspects of development. This research approaches the subject of Corporeality in the daily routine of Physical Education in schools. This work aimed at verifying how Corporeality has been understood in Physical Education classes taught by early years teachers. The subjects taught the first to the third year of Elementary School in two state schools in the city of Santa Maria (Rio Grande do Sul, Brazil). This research is qualitative and was carried out based on a field survey. A questionnaire was used as a data collection instrument. Participating subjects are teachers of the state education network in Santa Maria (Rio Grande do Sul, Brazil). The results of the research highlight that the conception of Corporeality becomes important for Pedagogy and for Physical Education, since it provides a sense of understanding of the children involved and of their development process in all aspects. Accordingly, the results provide this understanding also in pedagogical practices,putting corporeality in vogue inside and outside the classroom as a possibility for potentializing the appropriation of knowledge, thus, considering the body as whole, and taking under consideration that the physical and intellectual aspects are developed simultaneously.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCorporeidadepor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectCorporealityeng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectSchooleng
dc.titleA corporeidade no contexto das aulas de Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeCorporeality in Physical Education classes in the initial years of elementary schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoA Corporeidade é uma temática advinda da Filosofiaque, há muito tempo, vem proporcionando reflexões e estudos no campo da Educação Física e se faz presente em todos os níveis e etapas de educação, bem como em todo o ambiente escolar. Santin (2014), inspirado nos estudos de Merleau-Ponty, afirma que a Corporeidade compreende o ser humano em sua totalidade, perpassando todas as áreas do conhecimento, principalmente quando atrelado à interpretação de Corpo que considera o ser humano integralmente, em todos os seus aspectos de desenvolvimento. Esta pesquisa aborda a temática da Corporeidade no cotidiano da Educação Física Escolar. Pretendeu-se verificar como a Corporeidade vem sendo compreendida nas aulas de Educação Física ministrada por Professores dos Anos Iniciais, do primeiro ao terceiro ano do Ensino Fundamental, de duas escolas estaduais da cidade de Santa Maria/RS. Esta pesquisa é de cunho qualitativo e realizou-se a partir de uma pesquisa de campo, utilizandoum questionário como instrumento de coleta de dados. Os sujeitos participantes são professores da rede estadual de ensino de Santa Maria/RS. Os resultados da pesquisa destacam que a concepção de Corporeidade torna-se importante para a Pedagogia e para a Educação Física, no sentido de compreender a criança envolvida no seu processo de desenvolvimento em todos os seus aspectos, proporcionando este se-movimentar também nas práticas pedagógicas, colocando a Corporeidade em voga dentro e fora da sala como possibilidade de potencializar a apropriação do conhecimento, considerando o corpo de forma integral e compreendendo que os aspectos físicos e intelectuais se desenvolvem simultaneamente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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