Mostrar registro simples

dc.creatorBernardi, Veridiana Desordi
dc.date.accessioned2018-02-08T12:22:44Z
dc.date.available2018-02-08T12:22:44Z
dc.date.issued2017-05-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12378
dc.description.abstractThe thematical of this study is Physical Education in Child Education and its objective is to analyze the pedagogical possibilities to develop the content / knowledge Traditional Games in Physical Education classes in Early Childhood Education with four and five year old children (of the Escola Municipal de Educação Infantil Lar da Ternura, located in the city of Jóia, Rio Grande do Sul). Therefore, it was used a participant survey, along with participant observation, field diary and photo records. The investigative process made it possible to think and rethink how a physical education can be worked on in children's education, presenting the traditional games as a content is possible and establishing interaction and meaning for the students; As well as being liable to add this content and methodology, assigning more or less elements, complexity, relationships, heights, people, among others. Traditional games are likely to be increasingly exploited in school - which, most often go unnoticed because of other content are considered more important, such as sports. However, with traditional games, there are infinite possibilities of variations for the development of the lesson, the materials are accessible (ropes, wood, covers ...), it can build together with the children – some games do not demand any material beyond the own body and body of the colleague. In addition, we work with a local, regional, national and world culture. The development of these experiences and an analysis demonstrating how it is possible to work with traditional games in early childhood education. During the process, we noticed how the school welcomed and supported this project, allowing it to be worked with the other classes of the school, showing once again the possibilities of the traditional game being in the curriculum of physical education in children's education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectJogos tradicionaispor
dc.subjectExperiênciapor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectTraditional gameseng
dc.subjectExperienceeng
dc.subjectChild educationeng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.titleJogos tradicionais nas aulas de educação física infantil: possibilidades pedagógicaspor
dc.title.alternativeTraditional games in children’s physical education classes: pedagogical possibilitieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo tematiza a Educação Física na Educação Infantil e têm como objetivo analisar as possibilidades pedagógicas para desenvolver o conteúdo/conhecimento Jogos Tradicionais nas aulas de Educação Física na Educação Infantil, com crianças de quatro e cinco anos de idade (da Escola Municipal de Educação Infantil Lar da Ternura, localizada na cidade de Jóia, Rio Grande do Sul). Para tal, lançamos mão de pesquisa participante, juntamente com observação participante, diário de campo e registros com fotos. O processo investigativo possibilitou pensar e repensar como a Educação Física pode ser trabalhada na Educação Infantil, mostrando os Jogos Tradicionais como conteúdo possível e que estabelece interação e sentido para os alunos; bem como passível de agregar este conteúdo e a metodologia, atribuindo mais ou menos elementos, complexidades, relações, alturas, pessoas, entre outros. Os jogos tradicionais são passíveis de serem explorados cada vez mais na escola – os quais, na maioria das vezes, passam despercebidos em virtude de outros conteúdos serem considerados importantes, tais como os esportes. Todavia, com os jogos tradicionais, temos possibilidades de variações para o desenvolvimento da aula, os materiais são acessíveis (cordas, madeira, tampas...), podem-se construí-las juntamente com as crianças – sendo que alguns jogos não demandam material algum além do próprio corpo e do corpo do colega. Ademais, trabalhamos com a cultura local, regional, nacional e mundial. O desenvolvimento destas experiências e a análise delas mostraram como é possível o trabalho com os jogos tradicionais na educação infantil. Durante o processo, percebemos como a escola acolheu e apoiou este projeto, possibilitando que fosse trabalhado com as outras turmas da escola, mostrando mais uma vez as possibilidades de o jogo tradicional estar no currículo da educação física na educação infantil.por
dc.contributor.advisor1Marin, Elizara Carolina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6076371969892407por
dc.contributor.advisor-co1Günther, Maria Cecília Camargo
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6651158378681076por
dc.contributor.referee1Silva, Pierre Normando Gomes da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2826378188128750por
dc.contributor.referee2Ribas, João Francisco Magno
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2539825151216671por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4967282425085068por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducação Físicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International