Aprendizagem da docência na formação inicial: saberes desenvolvidos na inserção em escolas
Resumo
No âmbito governamental, várias políticas públicas foram criadas e estão sendo criadas ou desenvolvidas no sentido de se instituir um sistema nacional de educação que possa efetivar uma formação mais ajustada as atuais demandas da sociedade. Criou-se o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que visa a aproximação da universidade com a escola a partir da inserção dos alunos em formação. Tendo em vista a preocupação com o desenvolvimento acadêmico dos futuros profissionais do curso de Educação Física – Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), este trabalho tem como objetivo: apresentar as contribuições do PIBID durante a formação acadêmica dos discentes. Diante das dificuldades deparadas nas escolas, e a falta de experiência docente dos alunos de graduação com as diferentes realidades encontradas nos dias atuais, traz-se esta pesquisa como forma de mostrar como se dá a prática dos alunos pibidianos e do estágio durante sua formação. Como método de pesquisa, iniciou-se uma revisão de literatura, que será complementada de observações e entrevistas com alunos inseridos no PIBID e no estágio. Mesmo diante das especificidades existentes entre o PIBID e o Estágio Supervisionado dos cursos de licenciatura, tem-se como propósito incentivar o vínculo do aluno em formação inicial com a educação básica e do aperfeiçoamento à docência e a qualidade da escola pública. Assim, colaborando com uma capacitação de maior qualidade para os alunos e futuros profissionais.
Coleções
- Educação Física Escolar [200]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: