Currículo na educação infantil: as linguagens dos bebês nas práticas pedagógicas do berçário
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Data
2016-09-09Autor
Cabral, Fernanda dos Santos Brum
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Esta pesquisa teve como objetivo compreender e refletir as práticas pedagógicas de um berçário em uma escola pública do município de Jaguarão/RS. O estudo teve como metodologia uma pesquisa-ação. Os principais teóricos e autores que respaldaram este estudo foram: FOCCHI (2015), BARBOSA (2010), MALAGUZZI (2016), RINALDI (2014) entre outros autores de grande contribuição. Neste sentido, foram realizadas oito intervenções com bebês, momentos em que professora e pesquisadora refletiram sobre as ações dos bebês em meio as práticas pedagógicas. A pesquisadora com a colaboração da professora realizou propostas que respeitaram as especificidades do berçário, ou seja, explorações através dos sentidos, rompendo assim com o olhar adultocêntrico das práticas pedagógicas onde habitualmente os bebês eram vistos como “alunos” e outras vezes como sem possibilidades e nesta lógica ficavam restritos apenas a receber cuidados. O resultado deste estudo foi refletir um currículo possível, de escuta, onde os bebês são ativos, protagonistas, sujeitos de direitos, que têm acesso a um espaço instigador e de propostas que venham ao encontro de suas especificidades, materializando-se com explorações através dos sentidos em que o professor é o pesquisador das suas práticas que reflete, age, interage e também questiona a própria instituição, a fim de realizar um trabalho de escuta com os bebês, neste espaço coletivo chamado escola. Assim, descobrimos que os currículos possíveis estão nos bebês.
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