Experiências, cantos e recantos que fascinam
Resumen
A presente monografia trata-se de uma pesquisa qualitativa, de investigação-ação, permeada por um estudo reflexivo sobre a importância de se propiciar cantos e recantos que promovam, de forma prazerosa, o desenvolvimento e a aprendizagem na infância. Para tal, delineou-se o problema de pesquisa: Como propiciar experiências que promovam o protagonismo e a aprendizagem na infância, em cotidianos carregados de rotinas, de forma criativa e prazerosa? E, acima de tudo, com a preocupação de que contemplem as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil – DCNEI (BRASIL, 2009a), bem como, as ações de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Como objetivo central, possibilitou-se identificar conhecimentos, imprescindíveis ao trabalho pedagógico cotidiano, que reflitam na construção de experiências, cantos e recantos que fascinem as crianças de turma de educação infantil do município de Santa Cruz do Sul/RS. Possibilitando a ampliação das vivências. Os resultados obtidos demonstram a necessidade de se “quebrar” a rotina das crianças, causando-lhes espanto por algo “novo”. Com este estudo, é possível concluir que nas rotinas da Educação Infantil, propor cantos e recantos propiciam experiências que promovem o protagonismo e a aprendizagem na infância.
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