Formação continuada na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo e a organização do trabalho pedagógico em turmas multi-idades o que dizem as professoras?
Resumo
Este trabalho visa à apresentação de uma análise de uma ação pedagógica realizada em uma Unidade de Educação Infantil do município de Santa Maria/RS, durante o ano de 2016. A temática do trabalho gira em torno da análise da repercussão da formação continuada na organização do trabalho pedagógico considerando as turmas multi-idades. Como metodologia, apoiamo-nos em Bolzan (2002), pois optou-se pela pesquisa qualitativa de cunho sociocultural. Como estratégia metodológica o estudo de caso único em André (2008), Bogdan; Biklen (1994) e Yin (2005). Como instrumentos de pesquisa, preferiu-se a realização de entrevistas semiestruturadas, individuais, realizadas com duas professoras referência. Realizou-se também a análise documental do Projeto Pedagógico da escola à luz da teoria e das leis vigentes sobre a Educação Infantil. A partir da análise das narrativas das professoras elencamos duas categorias que sustentaram o entrelaçamento teórico e o que ficou evidente nas narrativas. Tais categorias foram definidas como formação continuada como espaço para estudo e organização do trabalho pedagógico. Destaca-se que estas categorias têm como eixo norteador a organização de turmas por multi-idades. Desta forma, evidenciamos nas narrativas das professoras o quanto o espaço de formação continuada é importante para o estudo e diálogo sobre as práticas que realizam. As formações também foram destacadas como primordiais para o início do trabalho com as crianças e para (re)pensarem a organização do trabalho pedagógico. Esse, por sua vez, engloba diferentes elementos como, por exemplo, forma de organização do planejamento, planejamento flexível que possibilita o protagonismo das crianças, entre outros. A realização deste trabalho permitiu que vislumbrássemos um espaço importante na formação dos professores, pois a formação continuada é primordial quando quer-se qualidade na educação.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: