Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMartins, Laédio José
dc.creatorGosmão, Jenifer Agarriberri
dc.date.accessioned2018-02-22T15:58:26Z
dc.date.available2018-02-22T15:58:26Z
dc.date.issued2017-12-07
dc.date.submitted2017
dc.identifier.citationConforme a NBR 6023 da ABNTpor
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12508
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Artes Cênicas, RS, 2017.por
dc.description.abstractBetween the image of the crossroads in which the ginga, the twists and the writing meet to form body, to make voice to cross to other meetings, in a non-space, is that I begin my research for the graduation graduation work in the course of Performing Arts Bachelor's Degree - Theatrical Interpretation. This study becomes "concrete" in practice through the effort to remember my memories of my process as a black actress during the four years of the course. The research goes through a singular path regarding the experience of a black woman as an actress in a white space, without references and for that reason having to find ways and new ways to "corpar", to blacken and to make the theater also its place of resistance . Among reports of a still oppressed experience, poems and reflections about their processes, which the actress presents questions and speaks of a somewhat darker theater within the University. The intention of the work is to contribute to the research in theater, looking for a way to conceptualize the female black body on the scene or at least to make it more visible, thus enriching this area of ​​knowledge production. The writing of this text predominates in the reflection of all the processes that built the black body of the actress for the final graduation process. Through interviews, review of the diaries made during the course and theoretical studies about the black body on the scene, resignified and transformed constantly to create space, blacken the actions and try to answer a single question: "Is there a singularity in the black female body on the scene?". The work through capoeira strokes, Iemanjá 's spins, performance and writing, were the methodological paths chosen and the central points investigated for creation and encounter with the body, used by the actress. Frustrations, questioning and revolt are present, sometimes impelling the work of creation and sometimes exploding in space in an attempt to make itself heard, to bring life to art in the raw way it is felt.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeatropor
dc.subjectProcesso criativopor
dc.subjectCorpo negropor
dc.subjectEnegrecerpor
dc.subjectTheatereng
dc.subjectCreative processeng
dc.subjectBlack bodyeng
dc.subjectTo blackeneng
dc.titleEntre giros, gingas e escritas me enegreço: encruzilhadas do meu corpo negro feminino no teatropor
dc.title.alternativeBetween turns, gingas and writings I blacken: crossroads of my female black body in the theatereng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationArtes Cênicas - Bacharelado em Interpretação Teatralpor
dc.description.resumoEntre a imagem da encruzilhada na qual a ginga, os giros e a escrita se encontram para formar corpo, para fazer voz para se cruzarem a outros encontros, em um não espaço, é que começo minha pesquisa para o trabalho de conclusão da graduação no curso de Artes Cênicas Bacharelado- Interpretação Teatral. Este estudo se faz “concreto” na prática através do esforço em recordar minhas lembranças acerca do meu processo enquanto atriz negra durante os quatro anos do curso. A pesquisa percorre um caminho singular no que tange a vivência de uma mulher negra como atriz em um espaço branco, sem referências e por isso tendo que encontrar formas e novos caminhos para se “corpar”, enegrecer e fazer do teatro também seu lugar de resistência. Entre relatos de uma vivência ainda oprimida, poemas e reflexões acerca dos seus processos, que a atriz apresenta questionamentos e fala de um teatro um pouco mais negro dentro da Universidade. A intenção do trabalho é contribuir para as pesquisas em teatro, procurando um caminho para conceitualizar o corpo negro feminino em cena ou pelo menos torná- lo mais visível, enriquecendo desta forma esta área de produção de conhecimento. Predomina, na escrita deste texto, a reflexão de todos os processos que construíram o corpo negro da atriz para o processo final de graduação, que através de entrevistas, revisão dos diários feitos durante o curso e estudos teóricos acerca do corpo negro em cena, se ressignificou e transformou constantemente para criar espaço, enegrecer as ações e tentar responder a uma única pergunta: “Há uma singularidade no corpo negro feminino em cena?”. O trabalho através dos golpes de capoeira, giros de Iemanjá, performance e a escrita, foram os caminhos metodológicos escolhidos e os pontos centrais investigados para criação e encontro com o corpo, utilizado pela atriz. As frustrações, questionamentos e revolta se fazem presentes, por vezes impulsionando o trabalho de criação e por vezes explodindo no espaço na tentativa de se fazer ouvida, de trazer a vida para a arte da maneira crua que ela é sentida.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples