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dc.contributor.advisorDornelles Júnior, Arthur Coelho
dc.creatorHettwer, Henrique Rudolfo
dc.date.accessioned2018-02-23T14:48:19Z
dc.date.available2018-02-23T14:48:19Z
dc.date.issued2015-12-20
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12525
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis work presents a literature review on social inequality in Brazil under the advent of neo-liberalism in the late twentieth century and early twenty-first century, aiming to discuss its genesis and possibilities for overcoming them, among which education. However, we ascertained contradictions between the Brazilian educational model and the constitutional principles that have prestigious a growing logic of withdrawal of the state and the transformation of education into a commodity and the consequent privatization of Brazilian basic education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDesigualdade socialpor
dc.subjectEducação públicapor
dc.subjectEstadopor
dc.subjectMercantilizaçãopor
dc.subjectPrivatizaçãopor
dc.subjectSocial inequalityeng
dc.subjectPublic educationeng
dc.subjectStateeng
dc.subjectCommodificationeng
dc.subjectPrivatizationeng
dc.titleDesigualdade social, a educação como mercadoria e a privatização da educação básica brasileirapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Sociologia no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a análise bibliográfica sobre a desigualdade social no Brasil sob o advento do neoliberalismo no final do século XX e início do século XXI, objetivando discutir sua gênese e possibilidades para sua superação, dentre as quais a educação. Contudo, averiguamos contradições entre o modelo educacional brasileiro e os princípios constitucionais que tem prestigiado uma lógica crescente de retirada do Estado e a transformação da educação em mercadoria e a consequente privatização da educação básica brasileira.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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