dc.contributor.advisor | Dornelles Júnior, Arthur Coelho | |
dc.creator | Hettwer, Henrique Rudolfo | |
dc.date.accessioned | 2018-02-23T14:48:19Z | |
dc.date.available | 2018-02-23T14:48:19Z | |
dc.date.issued | 2015-12-20 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12525 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This work presents a literature review on social inequality in Brazil under the advent of neo-liberalism in the late twentieth century and early twenty-first century, aiming to discuss its genesis and possibilities for overcoming them, among which education. However, we ascertained contradictions between the Brazilian educational model and the constitutional principles that have prestigious a growing logic of withdrawal of the state and the transformation of education into a commodity and the consequent privatization of Brazilian basic education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Desigualdade social | por |
dc.subject | Educação pública | por |
dc.subject | Estado | por |
dc.subject | Mercantilização | por |
dc.subject | Privatização | por |
dc.subject | Social inequality | eng |
dc.subject | Public education | eng |
dc.subject | State | eng |
dc.subject | Commodification | eng |
dc.subject | Privatization | eng |
dc.title | Desigualdade social, a educação como mercadoria e a privatização da educação básica brasileira | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cachoeira do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta a análise bibliográfica sobre a desigualdade social no Brasil sob o advento do neoliberalismo no final do século XX e início do século XXI, objetivando discutir sua gênese e possibilidades para sua superação, dentre as quais a educação. Contudo, averiguamos contradições entre o modelo educacional brasileiro e os princípios constitucionais que tem prestigiado uma lógica crescente de retirada do Estado e a transformação da educação em mercadoria e a consequente privatização da educação básica brasileira. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |