Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBurin, Elias
dc.creatorBarcellos, Carla Riethmüller Haas
dc.date.accessioned2016-02-22T14:22:15Z
dc.date.available2016-02-22T14:22:15Z
dc.date.issued2011-10-22
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1252
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe present article was prepared from the studies carried out on teaching-learning in distance education. Research was done through the analysis of qualitative and quantitative questionnaires answered by students and teachers of teaching degree courses at Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. The results presented and discussed in this article bring an opportunity for the knowledge concerning the experience in college education, the understanding and the analysis of teachers and students’ powers and practices in the process of teaching and learning in this modality and the identification of positive and defective aspects of the process. Although the technologies provide quality in the communication between students and teachers, they are not decisive to ensure efficiency in the process of teaching-learning. The difficulties noticed in the distance education are similar to those of the presential one. Distance education demands from students as well as from teachers a different attitude, more independent, more organized.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectEaD (Educação a Distância)por
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.titleEnsino-aprendizagem em educação a distância: um estudo de caso no ensino superiorpor
dc.title.alternativeTeaching and learning in distance education: a case study in higher educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três de Maio, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo foi elaborado a partir dos estudos realizados sobre ensino-aprendizagem em educação à distância. A pesquisa deu-se por meio da análise de questionários quantitativos e qualitativos aplicado a alunos e professores de curso de licenciatura na Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados apresentados e discutidos neste artigo oportunizam o conhecimento a cerca da experiência no ensino superior, a compreensão e a análise das atribuições e práticas de professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem nesta modalidade e a identificação de aspectos positivos e deficientes do processo. Embora as tecnologias proporcionem qualidade na comunicação entre alunos e professores, não são decisivas para garantir eficiência no processo de ensinoaprendizagem. As dificuldades percebidas na modalidade a distância são semelhantes às da presencial, mas a EaD exige tanto de alunos como de professores uma postura diferente, mais independente, mais organizada.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples