Pesquisa sobre as potencialidades e dificuldades no uso de tecnologia informação e comunicação no cotidiano escolar em uma escola estadual de Dilermando de Aguiar
Abstract
Este artigo aborda as dificuldades e potencialidades pedagógicas no uso de Tecnologia de informação e comunicação aplicada na educação (TIC) em uma escola estadual de Dilermando de Aguiar, focando o uso das tecnologias como apoio ao ensino fundamental e médio, considerando como fundamental a relação de conhecimento com a tecnologia. Mas é importante ressaltar que a educação exige um planejamento antecipado que envolve a análise dos aspectos positivos e negativos dos objetivos a alcançar com o uso de tecnologias. Nesse ponto, encontraremos a necessidade dos professores estarem engajados e preparados a participarem da interação máquinas e educandos, uma vez que essa mediação ocorre na sala de informática, associado ao desenvolvimento do educando ou nas salas de aula através dos celulares dos educandos. A escola e a comunidade devem apoiar a nova prática educacional, a qual sempre deve conter um embasamento teórico-metodológico favorável a sua aplicação no contexto escolar. Por conseguinte, o professor deve ter conhecimentos das ferramentas computacionais, para assim influenciar no desempenho dos educandos.