Problematizações acerca das indisciplinas nas aulas de Educação Física
Resumo
O presente trabalho está vinculado ao Programa de Pós-Graduação (PPG) do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria. O tema desta investigação é a indisciplina, (e indiretamente os conflitos e as violências) nas aulas de Educação Física. O objetivo desta pesquisa foi investigar quais são as contribuições da prática pedagógica dos professores de Educação Física frente às indisciplinas nas instituições de ensino e qual o tratamento dado a estas situações. O tipo de pesquisa utilizado foi o Estudo de Caso, com abordagem qualitativa. Os instrumentos de investigação foram: a observação direta (um semestre) e pesquisa bibliográfica sobre a temática. Os participantes da pesquisa foram uma professora de Educação Física e uma turma de alunos do quinto ano com as quais ela trabalha em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, localizada na cidade de Santa Maria-RS. O aporte teórico utilizado foi: Estrela (1994), Vasconcellos (1995), Guimarães (1996), Passos (1996), Bracht (1997), Weinberg; Gould (2001), Assis (2003), De Vries & Zan (2003), Vinha (2003), Gressler (2004), Chizzotti (2006), Mazzotti (2006), Dani (2008), Garcia (2008), Kauark (2008), Scriptori (2008), Tognetta e Vinha (2008), Xavier (2008). Com base na análise dos dados, observou-se que uma possibilidade de administrar as indisciplinas e os conflitos para que não se tornem violências é por meio do diálogo com os envolvidos. No entanto, é pertinente que se intensifique o trabalho pedagógico na prevenção destas situações, no resgate dos valores e na participação da família na escola. Também poderiam ser mais valorizados os sentimentos dos alunos bem como sua participação e reflexão destes em tudo que lhe diz respeito.
Coleções
- Educação Física Escolar [200]