Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVizzotto, Juliana Kaizer
dc.creatorBusin, Mariana Di Fiori
dc.date.accessioned2016-02-23T13:39:20Z
dc.date.available2016-02-23T13:39:20Z
dc.date.issued2012-12-01
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1260
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractBefore you even know how to read and write children recognize letters, numbers and other symbols through computer games. The school, to make literacy a significant step for the student, uses dynamic teaching and learning. This article examines the digital media used in the literacy process. A survey of quantitative and qualitative nature was performed with literacy teachers in Santa Maria/RS. Data collection was conducted from questionnaires consisting of open and closed questions, involving the following topics: (i) teachers: working time, resources and tools offered, qualification criteria and use of media (ii) to school: computer usage time per student, conditions for use of media resources and (iii) students: socioeconomic status, preferences and reactions to digital media front and (iv) the literacy process: easy and difficult. We conclude that digital media literacy help in the process and can make learning dynamic and innovative as a permanent process of knowledge construction.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectDigitalpor
dc.subjectMídiaspor
dc.titleA influência da mídia digital no processo de aprendizagem nos dias atuaispor
dc.title.alternativeThe influence of digital media in the learning process todayeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoAntes mesmo de saber ler e escrever as crianças reconhecem letras, números e outros símbolos através de jogos de computador. A escola, para tornar a fase de alfabetização significativa para o estudante, recorre a dinâmicas e didáticas de ensino. Esse artigo examina as mídias digitais utilizadas no processo de alfabetização. A pesquisa de cunho qualitativa foi realizada com professoras alfabetizadoras, de escolas públicas e privadas, do município de Santa Maria/RS. A coleta de dados foi realizada a partir de formulários enviados pela Internet, com perguntas envolvendo os seguintes tópicos: (i) aos professores: tempo de trabalho, recursos e ferramentas oferecidas, capacitação e critérios de utilização das mídias (ii) à escola: tempo de utilização de computador por aluno, condições de uso dos recursos mediáticos e (iii) aos alunos: nível socioeconômico, reações e preferencias frente às mídias digitais e (iv) ao processo de alfabetização: facilidades e dificuldades. Após coleta e análise dos dados, pode-se concluir que as mídias digitais, para algumas professoras, auxiliam no processo de alfabetização e podem tornar a aprendizagem dinâmica e inovadora como um processo de permanente construção do conhecimento.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples