Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGuterres, Clovis Renan Jacques
dc.creatorBrum, Mariza de Andrade
dc.date.accessioned2016-02-23T15:40:43Z
dc.date.available2016-02-23T15:40:43Z
dc.date.issued2007-02-14
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1268
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2007.por
dc.description.abstractThe following study has as purpose to investigate the professor, aiming at contextualizing the teaching formation of such professional throughout his university teaching path. For such, professors at Public Teaching Institutions were approached. The main objective was to investigate, through imaginary meaningful knowledge revealed by the professor in his life histories, his history, his present and the perspective in performing his function. This way, the problem was delimited like that: what meanings has the professor gone through along his personal and professional life, to make possible the development of his function? In order to conduct this research the used instrument was a questionnaire, the biographic method and the narrative interview of the life history, through document analysis, oral and written autobiographic testimonials, taking into account that this method enabled to listen to the professors on his professional life through a qualitative approach. This research was based on 4 (four) professors, which worries surrounded the recovering of the teaching and the formation of the professor within the Public Teaching Institutions, as well as the professor formation history, and its narratives, aiming at recognizing in the professors the real dimension of their profession. This way, aware that those are tiny particles of a wider reflection, it was concluded that the valorization of the life paths of adults constituted new researching proposals in the last years all over the world, the singularity that each professor meant to be in his profession, attempting to make possible his work before the demand of the third millennium with globalization, and because of that, the information and communication speed through computer, that the active professors are professionals who like what they do, the university is meant to be an environment for development and challenge.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectTrajetória docentepor
dc.subjectDocentespor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.titleO docente no ensino superior: sua história, seu presente e seu futuropor
dc.title.alternativeProfessor: his history, his present and his futureeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste estudo tem o propósito de investigar o professor do ensino superior, procurando contextualizar a história da formação docente para o ensino superior na sua trajetória profissional. Para tanto, buscou-se contato com professor na instituição de Ensino Superior (IES) público, UFSM. O objetivo principal foi investigar as significações reveladas pelo docente universitário na interpretação de suas histórias de vida no que se refere ao desenvolvimento de suas funções, buscando conhecer sua história, seu presente e a perspectiva na sua função. Dessa maneira, o problema foi assim delimitado: que significações o professor do ensino superior tem vivenciado ao longo da vida profissional para tornar possível o desenvolvimento da sua função? Para a realização desta pesquisa, o instrumento utilizado foi o questionário e o método biográfico e a entrevista narrativa da história de vida, através da análise de documentos, depoimentos orais e escritas autobiográficas, pois esse método possibilitou ouvir a voz dos docentes universitários na sua vida profissional, numa abordagem qualitativa. Esta pesquisa partiu do relato de quatro (04) docentes, cujas preocupações envolveram o resgate do ensino e a formação do professor do ensino superior junto a UFSM; a história da formação docente; e as narrativas da formação docente, buscando reconhecer nos professores a real dimensão de sua profissão. Assim, consciente de que são pequenos recortes de uma reflexão ampla, conclui-se que a valorização dos percursos de vida de adultos constitui novas propostas de pesquisas nos últimos anos. A singularidade que constitui cada docente na sua profissão na tentativa de tornar possível o seu trabalho diante da demanda do terceiro milênio como a globalização. Em decorrência disso, a velocidade das informações e comunicações através da informatização; os professores atuantes constituem profissionais que gostam do que fazem; a universidade constitui um ambiente de crescimento e desafio.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples